São Paulo, terça-feira, 15 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bento 16 deu o seu recado, afirma Politi

LEANDRO BEGUOCI
ENVIADO ESPECIAL A ROMA

A mídia italiana destacou o público "decepcionante" e a agenda européia da viagem do papa.
O vaticanista Marco Politi, do jornal "La Reppublica", de Roma, contudo, colocou algumas nuances no eurocentrismo do papa. Ele destacou que Bento 16 não deixou de dizer ao maior país católico do mundo que "só a igreja tem a direção justa".
Afirmou que o papa tem se colocado como um defensor mundial da família e da vida para ocupar o que julga ser um vácuo de lideranças nesses temas. "Na América Latina, seu objetivo é bloquear as primeiras legislações pró-aborto. Na Itália, são as uniões civis e as pílulas abortivas."
O jornal "La Stampa" afirmou que os assuntos de Bento 16 na viagem mostram o tamanho dos seus desafios. "A globalização dos problemas e a secularização que invadem também países de antiga tradição cristã preocupam e estão no centro das preocupações do papa."
O filósofo italiano Massimo Cacciari disse ao periódico que o atual papa encarna uma disposição do catolicismo em não ceder ao mundo, fazendo política ao mesmo tempo em que critica essa prática. "A igreja é militante por definição", afirmou.


Texto Anterior: Descanso de volta à Itália, Bento 16 ganha folga até sexta
Próximo Texto: Público de missa foi subestimado, afirma arcebispo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.