São Paulo, terça-feira, 15 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUDICIÁRIO

STF fará súmula vinculante que proíbe bingos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiram ontem editar as três primeiras súmulas vinculantes. Uma delas dirá que leis estaduais não podem autorizar a operação de bingos.
Eles aprovaram os temas em sessão administrativa. Nos próximos dias, irão deliberar a edição, em sessão plenária. A súmula vinculante em tese obrigará juízes e a administração pública a segui-la. Na prática, o STF poderá cassar decisões que a contrariem.
A súmula dos bingos dirá que é inconstitucional a lei estadual ou distrital que dispõe sobre loterias e jogos de azar. O STF firmou essa tese em 2004, quando foram julgadas ações diretas de inconstitucionalidade contra leis estaduais e do DF que permitiam bingos e loterias.
As outras duas súmulas que estão praticamente prontas para edição tratam da validade de acordo para recebimento de recursos do FGTS e do direito de defesa em processo administrativo no Tribunal de Contas da União.


Texto Anterior: Memória: TCU prestará homenagem a Frias amanhã
Próximo Texto: Câmara: Cida Diogo promete ir à Justiça contra declarações de Clodovil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.