São Paulo, segunda-feira, 15 de junho de 2009

Texto Anterior | Índice

saiba mais

Lula escolherá sucessor a partir de lista tríplice

DA REPORTAGEM LOCAL

O sucessor de Antonio Fernando Souza como procurador-geral da República, cargo máximo do Ministério Público Federal, será escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República) organizou uma eleição para formar uma lista com três nomes. Roberto Gurgel foi o mais votado, com 482 votos, seguido por Wagner Gonçalves (429 votos) e Ela Wiecko (314 votos).
O voto não é obrigatório. De 1.100 procuradores, 790 participaram da eleição.
A expectativa era que Lula escolhesse o nome na semana passada, o que não ocorreu. Antonio Fernando fica no cargo até o dia 28 de junho. Seu sucessor terá mandato de dois anos e pode ser reconduzido por quantas vezes o presidente quiser.
Nas últimas três edições (2003, 2005 e 2007), Lula escolheu o primeiro da lista tríplice, respectivamente Cláudio Fonteles e Antonio Fernando (duas vezes). Mas o presidente não é obrigado a respeitar os indicados. A Constituição Federal define sua livre escolha nesse caso. O nome escolhido precisará ser sabatinado no Senado.


Texto Anterior: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.