São Paulo, terça-feira, 15 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novas idéias surgem sem meios para que se realizem

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar de ainda não terem concluído seus programas de governo, os candidatos a presidente esboçam algumas novas idéias para as áreas de segurança, emprego e crescimento, educação e saúde. Faltam, no entanto, informações sobre como viabilizar as propostas.
O programa de governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não vai prever aumento de verbas para o setor de segurança pública, mas o veto ao contingenciamento de verbas do Fundo Nacional de Segurança. Prometerá ainda a criação de um Programa de Saúde Mental para as polícias. Segundo o coordenador do setor, José Vicente Tavares dos Santos, o governo do petista estuda ainda implementar uma campanha nacional de educação no trânsito.
Tanto Lula como Heloísa Helena (PSOL) defendem a criação de um Sistema Único de Segurança, com financiamento e funções compartilhadas entre as esferas de governo.
Na segurança, Geraldo Alckmin (PSDB) fala genericamente em um fortalecimento do Regime Disciplinar Diferenciado para criminosos e propõe mudança da lei de execuções penais.
Para incentivar o crescimento do número de empregos, o tucano defende a expansão do Simples para todos os tributos e unidades do governo. Já a senadora promete ações para incentivar a agricultura familiar.
Na saúde, a comissão que cuida do programa de Lula concluiu que é preciso melhorar o acesso da população aos centros ambulatoriais de alta e média complexidade. Para isso, seria criado um sistema de tele-saúde, com atendimento telefônico interligado. Um paciente que fizer um raio-X no Acre, por exemplo, poderá ter o exame analisado por especialistas na USP, dirá o programa.
Na área de saúde, Alckmin quer um programa especial de prevenção para o Norte e Nordeste. Heloísa Helena promete reconduzir à saúde os recursos da CPMF. (MD, JAB e FL)


Texto Anterior: Estados Unidos: Candidato tem que registrar programa três meses antes
Próximo Texto: Eleições 2006/Estados: Governadores podem ganhar em 17 Estados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.