São Paulo, Domingo, 15 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUESTÃO AGRÁRIA
Propriedade tem 139 mil ha
Fazenda tem quase a área de São Paulo

do enviado especial

A fazenda Cristalino é um latifúndio de 139.392 hectares, quase do tamanho da cidade de São Paulo (149.300 hectares) e três vezes maior do que a baía de Guanabara, dos quais 70% continuam cobertos pela mata nativa.
Fundada em 1973 pela Volkswagen, recebeu US$ 25 milhões em investimentos, a maior parte da Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia). O objetivo era criar 86 mil cabeças de gado de corte.
A fazenda Cristalino ganhou notoriedade nacional quando foi alvo de denúncias de trabalho escravo, na década de 80. Sua infra-estrutura era constituída por 170 km de estradas, 1.100 km de vicinais, 15 km de rede elétrica, hospital com 12 leitos, 182 residências, entre outras benfeitorias.
Em 86, a fazenda foi vendida para o grupo Matsubara, do Paraná. Em 97, foi arrematada por Eufrásio Pereira Luiz por R$ 20 milhões em um leilão. O novo dono chegou a ter 20 mil cabeças de gado na fazenda, mas vendeu todas e abandonou a propriedade alegando medo de invasões.


Texto Anterior: Celso Pinto: O receio que vem de fora
Próximo Texto: Rumo a 2000: Volta de Collor em SP seria um teste
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.