São Paulo, segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Marcando território

Agências da Xinhua à Efe e a manchete da Agência Brasil, ontem, noticiavam a reunião da Unasul, hoje no Chile, com Lula e "uma clara mensagem contra a ingerência externa na Bolívia".
Em destaque no "El País" espanhol, também ontem, "Brasil adverte que não vai tolerar ruptura em seu principal fornecedor de gás". No também espanhol "La Gaceta de Los Negocios", "EUA ficam à margem, Brasil e Venezuela assumem como seu o problema boliviano e marcam território".
E no "New York Times" do enviado Simon Romero: "A crise ilustra a evanescente influência americana" na região em que "Bolívia e vizinhos estão cada vez mais olhando o Brasil para mediar".
Por fim, no colombiano "El Tiempo", Alvaro Uribe vai ao Chile -ele que também, no dizer do Infobae, "manifestou seu apoio a Evo".



RESTABELECIMENTO
abi.bo
Na agência estatal, fotos do "massacre"

Na manchete da Reuters Brasil, "Forças Armadas da Bolívia vigiam estado de sítio" em Cobija, fronteira com Brasil, onde morreram 30.
Na manchete da Agência Boliviana de Informação, "Militares restabelecem ordem". O "La Razón" ainda destacava, quanto aos militares, que "Hugo Chávez disse que exército está em greve".
Na manchete do mesmo "La Razón", no final do dia, a prisão do governador de Pando, onde se localiza Cobija. Leopoldo Fernández, ressaltou o site, foi "aliado durante anos do ditador Hugo Bánzer".



"AMAZÔNIA AZUL"

A chinesa Xinhua, com reprodução no "Diário do Povo", noticiou que o Brasil abriu na sexta a Operação Atlântico, exercício militar nas regiões onde se localiza "a camada pré-sal". Lista 17 navios, 40 aviões, 300 veículos e 10.000 soldados na guerra simulada por "plataformas e reservas de petróleo" da área que o comandante das manobras chama de "Amazônia Azul". A americana Associated Press também registrou, sem detalhes.



DERRETIMENTO
abc.go.com
Alan Greenspan e os ecos de 1929, na ABC

"NYT", "Wall Street Journal" e "Financial Times" ressaltavam ontem, pela ordem de desespero, Lehman, Merril Lynch, afinal vendido, e a seguradora AIG. No enunciado do "NYT", com fotos de banqueiros entrando para reuniões no Fed de Nova York, "Bancos de Wall Street balançam, em dia frenético". Além dos citados, já relaciona outros.
Visto como responsável, o ex-presidente do Fed, Alan Greenspan, era o destaque de Huffington Post e Drudge, sob títulos como "Derretimento". Falando à ABC, deu a crise como única "em um século".



PT & PMDB

Quinta no "Valor", "Lula trabalha para dar um vice do PMDB a Dilma", mas a resistência do PT a alianças "mantém clima de tensão".
Porém a "Veja"já diz que "cresce a lista de candidatos do PMDB a vice de Dilma", com Sérgio Cabral, Geddel Vieira Lima, Edison Lobão "e até Garibaldi Alves". Para a Folha Online, "Lula aposta em Cabral".

OUVIDO
Ontem no Globo Online, Lula foi a Duque de Caxias e, ao ver Marcelo Crivella, ligado à Record, teria dito "ao pé do ouvido" de um assessor, "pede para ele sair daqui". Foi quase manchete.

OUTRO VICE
Segundo Ricardo Feltrin, fechando a semana no UOL, "SBT passa Record e volta a ser vice no país". Em agosto, na média do dia todo, foram 6 pontos contra 5 da Record e 16 da Globo.



O CASAMENTO
Rafaela Azevedo/folha.com.br
Ontem no "Fantástico" e antes, desde sexta-feira à noite, na Folha Online, as cenas do casamento de Sandy foram um pequeno fenômeno na explosiva cobertura de celebridades, também aqui



O RETORNO
dailystar.co.uk
Ontem o tablóide inglês "Daily Star" deu que Ronald Biggs, 79, do "Grande Assalto ao Trem Pagador", quer voltar "para morrer no Brasil" e já teria tudo certo para deixar a cadeia e viajar ao Rio, em fevereiro próximo

Leia mais pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br



Texto Anterior: Sob ataques, Marta quer criar "casca de jacaré"
Próximo Texto: Eleições 2008 / Dossiê Câmara: Supersalários superam teto constitucional na Câmara
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.