São Paulo, Sexta-feira, 15 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Índice

RUMO A 2002
Pré-candidato deu aulas em universidades do Estado do CE
Ciro foi professor de direito tributário e contabilidade

PAULO MOTA
da Agência Folha, em Fortaleza

O pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PPS) foi professor de direito tributário, na Unifor (Universidade de Fortaleza), em Fortaleza, e de instituições do direito público e privado, na UVA (Universidade Vale do Acaraú), em Sobral.
Na Unifor, o ex-ministro da Fazenda foi professor do curso de direito. Na UVA, foi docente do curso de ciências contábeis. As duas disciplinas ministradas por Ciro são consideradas, em tese, pilares para a compreensão do sistema tributário brasileiro.
Em reportagem publicada na Folha, no último domingo, Ciro disse que pode ""ter cometido um erro" ao não declarar parte das receitas que obteve em 95 e 97. ""Se cometi um erro, devo ser punido", afirmou.
O professor Judicael Pinho, que coordenava o curso de direito na época da admissão de Ciro, em 85, disse que um dos quesitos para ensinar a disciplina é que o professor tenha amplo conhecimento da legislação de direito tributário do país.
O professor Daniel Colares, atual titular da cadeira ministrada por Ciro, afirmou que a disciplina não ensina como preencher uma declaração de Imposto de Renda, mas dá elementos teóricos para o seu preenchimento.
""Um princípio elementar do direito tributário reza que toda receita deve ser declarada. O conhecimento disso é o mínimo que eu exijo de um aluno que fez a disciplina comigo", diz Colares.
Ciro ensinou na UVA em 1979. Nessa época, ele era também assessor político de seu pai, José Euclides Ferreira Gomes, que era o então prefeito de Sobral pelo PDS. Um dos colegas de Ciro era o professor Pedro Ribeiro da Silva, que foi o contador que fez sua declaração de renda.
O coordenador-adjunto do curso de ciências contábeis da UVA, Francisco Linhares, diz que a disciplina ministrada por Ciro versa sobre noções básicas de direito, principalmente tributário, já que o objetivo do curso é formar contadores.
Ciro deixou de declarar a bolsa de estudos que recebeu da Fundação Ford, o valor ganho com o leilão de objetos pessoais em sua casa, o suposto empréstimo do Audi A-6 pelo parque aquático Beach Park e os valores obtidos do espólio de seu pai.


Texto Anterior: Diplomacia: Crise no Mercosul acabou, diz Menem
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.