São Paulo, segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministro já prepara campanha a prefeito de São Bernardo

Ex-sindicalista Luiz Marinho, da Previdência Social, participou ao menos 13 vezes de eventos públicos na região do ABCD paulista desde julho deste ano

JOSÉ ALBERTO BOMBIG
DA REPORTAGEM LOCAL

Pré-candidato à Prefeitura de São Bernardo do Campo, o ministro da Previdência, Luiz Marinho, participou ao menos 13 vezes de eventos públicos, realizados entre a segunda e a sexta-feira, na região do ABCD paulista desde julho deste ano.
Desse total, 12 foram considerados "oficiais" pela pasta e contaram com algum tipo de auxílio federal, como deslocamento de assessores do ministro. Entre os eventos estão reuniões em sindicatos, jantar em homenagem ao Dia do Panificador e até a filiação de um correligionário ao PTB.
Berço político do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a vitória em São Bernardo do Campo é considerada ponto de honra para o PT paulista. Desde 2001, a cidade é comandada por William Dib (PSB), aliado dos tucanos de São Paulo. Ele não pode se reeleger, mas apoiará a chapa Maurício Soares (PSB)-Orlando Morando (PSDB).
A estratégia do PT, com o apoio do Palácio do Planalto, é viabilizar a candidatura de Marinho até março de 2008, quando ele, pela lei, terá de deixar o cargo se quiser concorrer.
Até lá, no entanto, o ministro terá de se empenhar em uma nova reforma da Previdência, conforme promessa de Lula. A assessoria de Marinho nega que suas atividades na pasta estejam prejudicadas por conta das visitas à região, onde mora sua família. Segundo o ministério, Marinho recebe muitos convites para atividades do ABCD por ter liderado diversas "lutas" dos trabalhadores da região.
Em um dos eventos, Marinho foi questionado pela Folha sobre sua pré-candidatura: "É um chamado que o partido faz. Eu estou dialogando com vários segmentos da cidade. Se for de fato uma vontade da cidade, eu, no momento oportuno, tomarei a decisão".

Comunicação
Em quase todos os eventos Marinho discursou para elogiar o PT ou para atacar os adversários do partido. Nos fins de semana, o ministro tem visitado bairros de São Bernardo, onde encontra líderes comunitários e pede apoio à sua candidatura.
Sua campanha joga por terra a suposta determinação de Lula de não ter pré-candidatos às eleições de 2008 na Esplanada. O Planalto usava o argumento nas negociações com a ministra Marta Suplicy (Turismo), sempre lembrada para concorrer à Prefeitura de São Paulo.
As atividades de Marinho na região são quase sempre noticiada pelo jornal e pelo site da internet "ABCD Maior", do jornalista Celso Horta, ex-assessor do ministro na CUT (Central Única dos Trabalhadores).
Em março e abril, Marinho esteve em São Bernardo duas vezes para prestigiar eventos do veículo -numa delas acompanhou a assinatura de um convênio entre Horta e a Rede TV! A emissora, que deve R$ 48 milhões à Previdência, abriu espaço em sua grade para um programa semanal do "ABCD Maior". Marinho foi um dos entrevistados na atração.
O jornal, de circulação quinzenal com tiragem de 70 mil exemplares, recebe majoritariamente anúncios da Caixa Econômica Federal e da prefeitura petista de Santo André.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: PT: Aliados de Marta estudam candidatura em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.