São Paulo, segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Nas ruas e na tela

Douglas Engle/ nytimes.com
No "NYT", flagrantes do Batalhão de Operações Especiais

Na pág. 3 do "New York Times" de domingo, a longa reportagem "Uma unidade policial violenta, na tela e nas ruas do Rio", de Alexei Barrionuevo. Começa e se alonga por relatos de vítimas reais do Bope, "tropa de elite". Destaca a tortura, questiona a suposta imagem incorruptível e iguala o protagonista do filme, capitão Nascimento, ao torturador Jack Bauer, de "24 horas". Distingue, por classe, a reação de apoio ou temor dos brasileiros ao personagem. Ouve de José Padilha que não esperava tal reação de "olho por olho", no público, e que "buscou fazer um filme de denúncia da tortura".
Não tratou só do Rio, o "NYT". Na seção de turismo, outra reportagem abriu descrevendo São Paulo como "a mais feia e mais perigosa cidade que você já amou".

"Eu vou sentir muito a falta deste cara quando ele deixar de ser governo".
Do escritor cyberpunk e "visionário" BRUCE STERLING, na "Wired", sobre o ministro Gilberto Gil, que defendeu nos EUA a "cultura digital livre" e a flexibilização da propriedade intelectual -o que foi criticado por Caetano Veloso, no espanhol "La Vanguardia".

CARNAVAL E OS EMERGENTES
"Wall Street Journal", "Financial Times", "Forbes" e até o "NYT", este na coluna "Seu Dinheiro", fecharam a semana com mais e longas loas à aplicação nas ações dos Brics. O "WSJ" chegou a sugerir, para o executivo saber o que e como comprar, que ele deve conhecer as culturas. Deu em destaque o "conselho" de "festejar no Carnaval".
Já a Reuters avisa que a semana pode ter "realização de lucros" nos emergentes. No caso do Brasil, pelo "feriado".

O PODER DE TRÊS
Agências noticiavam ontem a viagem de Lula pela África com destaque para etanol e comércio. Já a americana UPI trazia, no título, que "Lula vai à reconquista da África", em suposta disputa com a China.
A engajada IPS e os sites indianos diziam dos esforços e dos empecilhos ao comércio entre Índia, Brasil e África do Sul -com enunciados como "O poder de três" e atenção à criação de rotas comerciais.

COMO FAZER
E o jornal "The Hindu" deu a reportagem "Como fazer negócios no Brasil", com dicas e alertas. Reproduziu ainda texto do "Guardian", sobre a terceirização de serviços na Índia -que passa ao Brasil.

SEM ACORDO
Na manchete do "Times of India", destaque da viagem do primeiro-ministro à África, "Acordo nuclear é suspenso, avisa o governo aos EUA".

COLONIALISMO VERDE
E prossegue a obsessão britânica com a Amazônia. O dominical "Observer" deu dois artigos. O primeiro da editoria de meio ambiente, "Tribo amazônica reage contra "colonialismo" verde", com o ataque de um líder ianomâmi às compras de terras por ambientalistas. O outro deu os créditos de carbono como a suposta "última esperança".
No "Telegraph", Alex Bellos escreveu longamente desde Santarém, abrindo com Dorothy Stang e o título "Colheita de Sangue: o lado violento da indústria da soja no Brasil".


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Outro lado: Ex-secretário isenta ministérios de responsabilidade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.