São Paulo, sexta-feira, 15 de novembro de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Lucro máximo
Lula levará aos EUA em seu encontro com George W. Bush, em 10 de dezembro, os petistas Antônio Palocci Filho, Aloizio Mercadante e José Dirceu. Além de ver o presidente americano, o grupo terá reuniões no FMI, na ONU e no Banco Mundial.

Figura preservada
O encontro com o FMI foi marcado em conversas reservadas entre Palocci e Dirceu com a missão do fundo que chegou nesta semana ao Brasil. Lula não deverá comparecer, mas seus economistas levarão um compromisso de manutenção do acordo firmado com o fundo.

Status quo
Petistas da equipe de transição e tucanos do atual governo têm-se encontrado casualmente em jantares no restaurante Piantella, um dos mais famosos do DF.

Relações estremecidas
Apesar dos pedidos da cúpula do PT, a CNBB continuará organizando a campanha contra a entrada do Brasil na Alca. Alguns religiosos, ao ouvirem os apelos petistas, ameaçaram mudar para o partido de esquerda radical que está sendo fundado por José Maria (PSTU).

Olho clínico
Geddel Vieira (BA), consciente de que poderá perder a liderança do PMDB, já começa a cobiçar cargo na Mesa da Câmara. Prefere a primeira-secretaria.

Conselho de inimigo
Líderes do PSDB aconselharam o PT a não apoiar a candidatura de José Sarney à presidência do Senado. Alegam que FHC teve muitos problemas quando o ex-presidente ocupou o cargo. Detalhe: os tucanos são muito ligados a Renan Calheiros (AL), o adversário de Sarney.

Persona non grata
Uma ação do PSB no STF tenta anular a transformação da Secretaria do Meio Ambiente em agência com mandato de cinco anos para os diretores. Um dos diretores nomeados é José Carlos Gratz (PFL-ES), presidente da Assembléia e investigado pela CPI do Narcotráfico.

Continuidade petista
Ocorreu na quarta a primeira reunião de transição entre as equipes petista e tucana sobre o Bolsa-Escola. Um dos principais programas sociais de FHC, o projeto será mantido por Lula.

Presente de Natal
O Orçamento de 2003 reservou R$ 12 milhões para a implantação da gráfica da Câmara dos Deputados, último projeto de Aécio Neves (PSDB-MG) na presidência da Casa.

Apagar o fogo
Depois de ter dito que o PPS não fora procurado pelo PT, Roberto Freire (PE) teve confirmado um encontro com José Dirceu (PT-SP) na quinta-feira, em Brasília, para discutir participação da sigla no governo Lula.

De braços abertos
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto (SP), almoçou com Roriz (PMDB) e praticamente acertou a filiação do deputado eleito José Roberto Arruda (DF), hoje no PFL. Arruda, líder do governo no Senado quando foi cassado por violar o painel, irá para a base de apoio de Lula.

Um não quer
Reunidos em Salvador (BA) em conferência nacional, presidentes das OABs tiveram a certeza de que o advogado Márcio Thomaz Bastos, que esteve no encontro, não aceitaria assumir o Ministério da Justiça de Lula.

Correr o chapéu
Oded Grajew, empresário petista do Instituto Ethos, informou ontem a Lula que a entidade imprimirá milhares de panfletos para serem distribuídos a empresários do país. A idéia é apontar possíveis formas de ajuda ao programa Fome Zero.

Visitas à Folha
Nicéa Camargo, ex-primeira-dama de São Paulo, visitou ontem a Folha.
 
O deputado federal Marcos Cintra (PFL-SP) visitou ontem a Folha.

TIROTEIO

Do senador eleito ACM (PFL-BA), sobre a hipótese de seu partido apoiar o governo Lula:
- Temos de dar voto de confiança e apoiar pontualmente o novo governo. Mas não podemos cobiçar cargos. Eles são do PT, ele ganhou a eleição.

CONTRAPONTO

Mandato light

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, visitou ontem em Belo Horizonte (MG) a mãe do escritor Frei Betto, Maria Stella Libânio Christo, de 85 anos, que escreve livros de receitas de comidas típicas mineiras.
Maria Stella deu a Lula a cópia de um artigo de jornal escrito em 1986 pelo seu marido e pai de Frei Betto, Antonio Carlos Vieira Christo, falecido em setembro, que fala sobre os presidentes da República e comenta o lema do ex-presidente Nilo Peçanha -"Paz e Amor".
Para receber o presidente eleito, Maria Stella preparou uma rabada. Sentindo o cheiro de comida, Lula foi até a cozinha, levantou a tampa da panela e comentou, brincando:
- Está pouco gordurosa. Eu gosto de muita gordura.
Maria Stella sorriu:
- Tudo bem, está na hora de o senhor fazer uma certa dieta, para enfrentar o que vem aí...



Próximo Texto: Transição: Lula faz convite a Itamar, que pede tempo para "reflexão"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.