UOL

São Paulo, segunda-feira, 15 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manifesto pede criação de novo partido socialista

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Logo após a expulsão do PT, os deputados Babá (PA), Luciana Genro (RS) e João Fontes (SE) distribuíram um manifesto pela criação de um partido socialista, que já teria o apoio de 7.000 pessoas. Também se desligaram do PT ontem as correntes Movimento Esquerda Socialista e Corrente Socialista dos Trabalhadores.
"Nós, que não negamos nossas convicções nem nossos compromissos com a maioria dos trabalhadores e do povo pobre, anunciamos coletivamente nossa determinação de construir um novo partido anticapitalista, antiimperialista, democrático, socialista e internacionalista", afirma o manifesto.
Eles disseram que tentarão convencer Heloísa Helena (AL) a segui-los. Ela, no entanto, pretende ficar sem legenda. "Não me movo pela agenda eleitoral. Vou estar com os que estão dentro do PT, tentando resgatar o compromisso histórico, e fora, como socialistas", disse.
"Temos certeza de que a luta dos trabalhadores vai seguir e buscar representação política", disse Luciana.
O já esperado anúncio da nova agremiação foi um dos argumentos da cúpula do partido para a expulsão.
Para o deputado governista Paulo Delgado (MG), a saída das duas correntes "não representa nada".


Texto Anterior: Radicais usam reunião para último ataque
Próximo Texto: Frase
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.