São Paulo, segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

"Não deixe de consumir"

video.globo.com
Ao vivo na Globo, ontem à tarde, e depois no "Fantástico", a rua 25 de Março lotada, em São Paulo

Abrindo os telejornais de Band e Record, nos feirões de carros, "é só baixar o preço que o consumidor comparece". Na manchete do "Jornal Nacional", "No primeiro sábado após as medidas contra os efeitos da crise, concessionárias ficam lotadas".
E ontem, meio da tarde, Zeca Camargo espalha que "o domingo está agitado" na 25 de Março. "Só um terço das lojas planejava abrir, mas depois de sábado, quando um milhão de pessoas passaram aqui, decidiram que era um bom dia para vender. O comércio já sonha com bom Natal, apesar da crise."
Para reforçar, a manchete do "Jornal da Band" de sábado foi para o populista José Luiz Datena. "Exclusivo. Presidente Lula diz que vai anunciar novas medidas contra crise e pede mais uma vez que brasileiro não deixe de consumir. Contratação de Ronaldo pelo Corinthians também foi assunto..."



APAVORANTE
Na manchete da Folha Online, "Banco Mundial prevê desemprego em 2009". E a nova edição da "Fortune" ouve Nouriel Roubini e outros com "previsões realmente apavorantes" para o ano que vem -de uma "bolha" nos títulos do Tesouro americano até a falta de comida.

PRIMAVERA
Já o investidor de imóveis e mídia Sam Zell, que dias atrás pediu falência para a cadeia Tribune, surgiu na Reuters com a previsão de que o mercado imobiliário se recupera já na primavera americana. E dizendo que "Brasil, China e Oriente Médio" seguem boas áreas de investimento.

ÀS FAVAS
No topo das buscas de Brasil por Google News, Yahoo News e Inform.com, agências noticiavam que o dono da Vale pediu "pessoalmente" a Lula que "alivie as leis trabalhistas" para evitar mais demissão. No enunciado da entrevista de Roger Agnelli ao jornal "O Estado de S. Paulo", "É hora de medidas de exceção".

RAÚL & LULA & OBAMA
Do "New York Times" ao argentino "La Nación", a cobertura segue o dirigente cubano Raúl Castro por Venezuela e Brasil. A primeira parada mostra o quanto Cuba se fia no petróleo de Hugo Chávez, diz o "NYT". Já a viagem a Salvador pode iniciar "um diálogo indireto com o futuro governo Barack Obama". Na avaliação da instituição Americas Society, Lula "tem o crédito internacional e ideológico para ser interlocutor nesse processo".

"CÃO"
huffingtonpost.com
O "NYT" postou a imagem na home, mas logo tirou. O "WSJ" nem chegou a dar a cena. Mas os canais de notícias CNN e Fox News e sites noticiosos como Huffington Post e Drudge Report (acima) exploraram a não mais poder

CONTINUA...
www.thisislondon.co.uk/standard
O vespertino "Evening Standard" deu ainda na sexta e "Guardian", "Sun" e outros destacaram no sábado o "veredicto aberto" no caso Jean Charles, que representou derrota para a polícia londrina que matou o brasileiro.
Mas ontem o "Telegraph" já veio com colunas em defesa da ação policial -e o ex-prefeito Ken Livingstone saiu por BBC e tablóides defendendo o líder da operação para novo chefe da polícia. Em reação, no "Times", "Família Menezes cobra 300 milhões" de libras de indenização.

MÉRITO INDUSTRIAL
Gilmar Mendes recebeu elogios e a comenda Ordem do Mérito Industrial da Fiesp, postou o site Consultor Jurídico. Ontem, estava no "Canal Livre", da Band. Hoje, recebe prêmio de Direitos Humanos da OAB-SP. E vai ao "Roda Viva", da Cultura.

E NA CAPA
Protógenes Queiroz surgiu nas bancas e nos blogs, no final da semana, em longa entrevista à "Caros Amigos" -com novos alvos, inclusive a longa descrição de uma investigação que ele teria realizado nos anos 90, sobre suposto crime financeiro.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: "Amazônia é vulnerável com ou sem índio", diz professora
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.