São Paulo, quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Alarme e os tamborins

Em poucas horas as manchetes foram de "terceira morte por febre amarela" para "sobe para cinco", em sites como a Folha Online, depois nos telejornais.
No exterior, em maior destaque nas agências de Google e Yahoo, "Organização Mundial da Saúde aconselha viajantes ao Brasil a tomar vacina". Já a Reuters destacou a corrida às vacinas por aqui, sob o enunciado "pânico da febre amarela", e a IPS até questionou em título, "epidemia ou alarme falso?".
Também nas agências, já começa a atenção anual aos turistas, com enunciados tipo "Carnaval no Brasil: Como festejar e sobreviver", da Associated Press.

ENTRE FIDEL E RAÚL
No fechamento, Lula já se encontrava com Fidel Castro, mas nada ainda de fotos ou relatos, em parte nenhuma.
Na home do "Granma", a foto era ainda de Lula com o irmão Raúl, este de terno, não de uniforme. Na cobertura on-line e no "JN", a atenção seguia no bilhão a investir em Cuba. Já o correspondente da BBC em Havana dizia que o "líder brasileiro desafia EUA em Cuba" com acordo de comércio feito "em desacato ao embargo americano".
Aqui e ali, caso do "Orlando Sentinel", textos indicavam divergência entre Fidel e Raúl sobre a abertura comercial.

DAVOS E O DECLÍNIO
No "Wall Street Journal", uma primeira reportagem sobre o Fórum Econômico de Davos, na semana que vem, anuncia que o evento vai "refletir a mudança no poder".
A saber, "poder e riqueza saíram do Ocidente ao Oriente, das companhias de petróleo aos governos petroleiros, dos bancos americanos" aos fundos soberanos e aos Brics. É o "declínio da influência dos Estados-nações ocidentais".

NA ESTRUTURA
E o "boom" das commodities não vai parar, deu o "New York Times". "É mudança fundamental na estrutura global", diz um estrategista. "Ao redor do mundo, bilhões enriquecem e consomem."

ETANOL EM BAIXA
"NYT", "Financial Times", "Guardian" e outros destacaram que, "num sinal da crescente preocupação com o impacto de políticas supostamente verdes", a União Européia estuda banir a importação de biocombustíveis de "florestas". Deve atingir compras do Sudeste Asiático e "talvez da América Latina".

OU EM ALTA
Segundo "WSJ", "NYT" e outros, a General Motors se uniu ao fundador da Sun Microsystems, Vinod Khosla, para investir no desenvolvimento de etanol a partir de celulose. Khosla, ao lado de Bill Gates e outros, é entusiasta do etanol em todas as suas formas, inclusive de milho.

SOBROU UM

Doug Mindell/washingtonpost.com
Na capa da revista, "o único sobrevivente"


Sob o enunciado "E então só havia um", longa reportagem do correspondente Monte Reel, na capa da revista do "Washington Post", acompanhou como "a descoberta do sobrevivente solitário de uma desconhecida tribo no Brasil detonou acusações de assassinato e uma luta pela propriedade de uma das últimas áreas selvagens do mundo". Foi em Rondônia.
No site do jornal, vídeos, mapas e bate-papo com o correspondente -ecoando ainda por redes de rádio dos EUA.

O CONCEITO DE BAIXARIA
Globo/dailymotion.com


Globo/uol.com.br
Ontem se espalharam on-line cenas de nudez do "Big Brother Brasil 8", com problemas de audiência. Seios cobertos com creme de barbear, em portais como UOL e Terra, e uma integrante dada por "bêbada" mostrando o traseiro e urinando no tapete, em sites de vídeo e na blogosfera --que saiu debatendo "o conceito de baixaria"


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: DEM tem aval de José Serra para procurar Alckmin
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.