São Paulo, sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Refugiado italiano diz que está aliviado e que pretende reiniciar carreira de escritor

"Corriere della Sera"
Battisti (primeiro à esq.), em prisão na Itália, em 1980, quando respondia pela morte de joalheiro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

"Foi um alívio", disse Cesare Battisti a seus advogados, que se reuniram com ele ontem pela manhã na Penitenciária da Papuda, onde ele está preso, em Brasília. A reação, informa nota divulgada ontem pela defesa do italiano, foi pela notícia de que o governo brasileiro tinha concedido a ele o refúgio político.
"Vou reiniciar minha carreira de escritor. Passo a me concentrar na finalização do meu segundo romance", disse, segundo a nota. O livro já tem título: "Pé de Muro".
O romance será o segundo escrito no Brasil. Enquanto vivia clandestinamente em Copacabana, no Rio de Janeiro, Cesare Battisti publicou na França "Minha Fuga sem Fim", que só foi editado no Brasil, pela editora Martins Fontes, em dezembro de 2007.
Em entrevista à Folha, no ano passado, Battisti contou que, quando foi preso, em março de 2007, os policiais levaram um livro que estava em seu computador. A obra seria a segunda de uma trilogia, iniciada com "Minha Fuga sem Fim".
"O terceiro será um romance, obviamente autobiográfico, que se passa aqui [no Brasil]. O narrador conta toda a sua história em duas horas de banho de sol", disse à época.
Quando se mudou para a França, na década de 80, Cesare Battisti se tornou escritor de livros policiais. O primeiro trabalho, "Les Habits D'ombre", é de 1991. Em seguida vieram outros, como "L'ombre Rouge" e "Buena Onda".

Liberdade
Ontem, os advogados de Battisti entraram com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal), pedindo a liberdade de seu cliente. A assessoria de imprensa do Supremo informou que o presidente Gilmar Mendes deverá analisar o pedido hoje. (LF)


Texto Anterior: Suplicy atuou no governo para ajudar italiano
Próximo Texto: "Estou passando por isso porque contei sobre os anos de chumbo", disse italiano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.