São Paulo, segunda-feira, 16 de fevereiro de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Perigo doméstico
O "grupo dos 30", formado por deputados da esquerda petista conhecidos por suas críticas ao governo, tende a decidir pelo apoio à instalação de CPI para apurar as denúncias contra Waldomiro Diniz, homem de confiança de José Dirceu.

Plano B
Na hipótese de adesão do "grupo dos 30" à CPI, líderes governistas consideram que seria difícil evitá-la. Nesse caso, restaria o conhecido recurso de engessar a comissão designando aliados para os postos-chave.

Folga cassada
Ministros do chamado "núcleo duro" do governo reuniram-se no final de semana para traçar estratégia de ação no Congresso e procurar impedir que o caso Waldomiro Diniz contamine as campanhas municipais petistas deste ano.

Mantra petista
Candidatos do PT às prefeituras das principais cidades começaram a ser procurados pela cúpula do partido. Foram orientados a repetir que José Dirceu e o governo como um todo não têm nenhuma relação com as práticas do ex-subchefe da Casa Civil.

Memória seletiva
Ontem, o site da Radiobrás qualificava Waldomiro Diniz como "ex-assessor do governo" que "vinha ocupando a subchefia parlamentar do Ministério da Articulação Política". Nem uma palavra sobre sua duradoura e estreita ligação com José Dirceu.

Cordão sanitário
O desejo do Palácio do Planalto é ver o ministro-chefe da Casa Civil com uma assessoria doravante recrutada apenas entre petistas históricos e supostamente imunes a escândalos.

Prateleira lotada
O presidente do Senado, José Sarney, doou 50 mil livros para a criação, em Macapá (AP), de uma biblioteca construída pela fundação que leva seu nome.

Novela alagoana 1
O TSE retoma amanhã o julgamento do processo de cassação de Ronaldo Lessa (PSB-AL), movido por Fernando Collor (PRTB). O ex-presidente acusa o governador de ter transformado inaugurações em comícios de sua campanha à reeleição.

Novela alagoana 2
Três dos sete ministros do TSE já votaram no processo contra Lessa: um a favor da cassação, dois contra. Segundo colocado em 2002, Collor tem chance de assumir em caso de cassação.

Pote de mágoa
Maguito Vilela (PMDB-GO) considerou um veto a seu nome a indicação de Fernando Bezerra (PTB-RN) para a liderança do governo no Congresso. Agora ameaça lançar candidato em Goiânia, atrapalhando a reeleição do petista Pedro Wilson.

Questão da paróquia
Outro senador peemedebista disposto a criar dificuldades é Hélio Costa. Decidiu apoiar Roberto Brant (PFL) em Belo Horizonte por desaprovar a aproximação do prefeito petista Fernando Pimentel com o governador tucano Aécio Neves.

Puro-sangue
Os deputados estaduais Solange Amaral e Eider Dantas, ambos do PFL, disputam a vaga de vice na chapa do também pefelista Cesar Maia, que buscará a reeleição no Rio de Janeiro.

Pedra no sapato
Em novo revés para a claudicante campanha do PT em Salvador, o TRE absolveu César Borges de acusação que poderia torná-lo inelegível. Os petistas esperavam tirar do páreo o senador, um dos nomes mais viáveis do PFL para a disputa.

Na saúde e na doença
Roberto Siqueira, presidente estadual do PSL, diz que o partido não está disposto a se livrar de Celso Pitta em troca de um lugar sob o guarda-chuva de siglas que apoiará Marta Suplicy. "Respeitamos o ex-prefeito."

TIROTEIO

Do deputado Chico Alencar (RJ), da esquerda petista, sobre o caso Waldomiro Diniz:
-O tumor foi extirpado com a exoneração. Agora é preciso ver se houve metástase no governo. Só a CPI pode fazer isso.

CONTRAPONTO

Praga governista

Uma infecção na garganta deixou de bico fechado, por duas semanas, o tucano mais enfático nas críticas ao governo Lula.
Quase ao final de seu período de molho, dividido entre Manaus e o Rio de Janeiro, Arthur Virgílio recebeu um telefonema do colega Aloizio Mercadante, líder do governo no Senado.
Divergências políticas à parte, o petista indagou sobre a saúde de Virgílio. Não resistiu, porém, e aproveitou para provocá-lo:
-É ruim que você esteja fora de Brasília, mas sou obrigado a reconhecer que assim o governo fica mais sossegado.
Quase sem voz, o senador ainda encontrou disposição para praticar seu esporte predileto: fustigar a administração petista.
-Fico impressionado de ver a eficiência com que o Lula vem aparelhando o Estado. Dá para perceber que até o departamento de macumba está funcionando e atingindo os inimigos!



Próximo Texto: Sombra no Planalto: Governo decide enquadrar os petistas para sufocar CPI
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.