São Paulo, sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONSELHO DE ÉTICA

PT e PFL buscam consenso para presidência

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A definição sobre o novo presidente do Conselho de Ética foi adiada para o próximo dia 28 porque o PFL e o PT articulam aliança para eleger um nome apoiado pelas bancadas dos dois partidos. Trata-se do deputado baiano José Carlos Araújo (PR). Pefelistas e petistas do Campo Majoritário querem evitar a eleição de Ricardo Izar (PTB-SP) ou José Eduardo Cardozo (PT-SP).
O caso só não foi resolvido ontem porque é necessária uma manobra para que Araújo seja indicado. Pela proporcionalidade, o PR só tem direito a uma vaga, que teve de ficar com Inocêncio Oliveira (PE).
Segundo vice-presidente da Câmara, Inocêncio ocupa as funções de corregedor da Casa e, portanto, é integrante imediato do Conselho de Ética. Por não ter outra vaga, o PR acertou com PT e com PFL que um dos partidos indicaria Araújo.
O deputado admitiu ser candidato. "Quem me lançou foi o líder do PR, Luciano Castro (RR)."
Castro negociou acordo com o líder do PFL, Onyx Lorenzoni (RS). Antes de pertencer ao PR (ex-PL), Araújo foi do PFL. Ele tem forte vínculo com o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA).
No PT, as conversas foram feitas com Odair Cunha (MG), integrante do Campo Majoritário.


Texto Anterior: Procurador quer barrar transposição
Próximo Texto: Mato Grosso do Sul: Governador diz que herdou dívida de R$ 1 bi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.