São Paulo, sábado, 16 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hércules da FAB é adaptado para levar presidente

DO ENVIADO A PUNTA ARENAS

Acostumado ao conforto da cabine presidencial do Airbus ACJ-319, Lula passará hoje ao menos seis horas a bordo de uma aeronave da Força Aérea Brasileira usada no transporte de tropas e carga. Isso ocorrerá nos trajetos de ida e volta entre Punta Arenas e a Antártida.
Lula e uma reduzida comitiva seguirão num Hércules, capaz de pousar e decolar em pistas curtas e improvisadas.
Ontem, a bordo do Airbus entre Brasília e Punta Arenas, Lula pôde usufruir de uma poltrona de primeira classe, de um pequeno quarto com cama e chuveiro e de uma máquina de café expresso, por exemplo.
Hoje, porém, o conforto do presidente será reduzido, apesar das adaptações feitas na aeronave para recebê-lo.
Segundo a assessoria de imprensa da Aeronáutica, foram instalados dois banheiros químicos e 20 assentos (retirados de outras aeronaves da FAB). Além disso, não haverá divisórias entre o casal presidencial e o restante dos passageiros -ministros, diplomatas e seguranças.
Sem essas adaptações, a comitiva teria de usar os assentos originais, encostados nas laterais da aeronave, com os passageiros posicionados um de frente para o outro.
Outra adaptação, o que segundo a Aeronáutica sempre ocorre no transporte de civis para a Antártida, foi a colocação de uma uma espécie de placa de metal sobre o piso da aeronave, para evitar que Lula e a comitiva tropecem em trilhos ao longo do avião.
A capacidade da aeronave, 90 pessoas, caiu para 35 passageiros. O Hércules pousará numa base chilena na Antártida, de onde Lula seguirá de helicóptero até a estação brasileira. (ES)


Texto Anterior: Para enfrentar o frio, Lula terá roupas e botas personalizadas
Próximo Texto: Ministro se irrita ao ser indagado sobre a presença de filho de Lula na comitiva
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.