São Paulo, quinta-feira, 16 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NO PT

Lula diz que é "bobagem" achar que ele volta e defende Dilma

DA SUCURSAL DO RIO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva descartou ontem se candidatar outra vez à Presidência em 2014 e defendeu que a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) "seja a candidata do PT e dos partidos [aliados]" em 2010.
"É bobagem achar que daqui a quatro anos eu vou voltar. Rei morto, rei posto. Tenho que me contentar e agradecer a Deus porque fui presidente oito anos. E eu só tenho que torcer para que quem seja eleito faça muito mais do que eu, com mais competência, melhor, e que o povo não tenha saudade de mim, mas da pessoa que fez mais", disse em entrevista de 18 minutos a um programa da Rádio Globo, no Rio.
O radialista Antônio Carlos não economizou elogios ao presidente. Ao lembrar elogios de Barack Obama, Carlos afirmou que o presidente norte-americano colocou Lula "no devido lugar, porque o sr. realmente colocou o Brasil numa posição privilegiada". Ao questionar o futuro político do presidente brasileiro, o jornalista perguntou: "O sr. faz o seu sucessor, né? Depois o sr. volta novamente?"
Lula retribuiu os elogios no final: "Queria agradecer pelo carinho. São radialistas como você, que falam todo dia com o povo, que ajudam a melhorar o nível de cobrança do povo, alertam o povo para as mazelas do governo, mas também para as coisas boas que acontecem no país".
Durante a entrevista, Lula comparou a queda de sua popularidade à pressão arterial ao longo do dia. "A gente não pode ficar imaginando que a pesquisa é uma coisa que não muda... A própria pressão do coração, quando você está em bom estado de saúde, você levanta tem uma pressão, ao meio-dia tem outra, à tarde tem outra. Oscila de acordo com os movimentos que você faz", disse o presidente, antes de atribuir à crise a queda na popularidade.
Lula voltou a culpar as "pessoas de olhos azuis" pela crise ao anunciar que vai inaugurar uma piscina no complexo do Alemão. "Aquele pobre, que só via piscina na televisão, agora vai ter piscina. Ele vai ser tratado como as pessoas de olhos azuis, que foram responsáveis no mundo financeiro pela crise que estamos vivendo". O presidente, que visitou o Alemão, não sabia que, ao lado das obras do PAC, já existe uma piscina da prefeitura que os moradores usam.
Lula evitou dar prazos para a conclusão da construção de 1 milhão de casas populares previstas no programa "Minha casa minha vida".


Texto Anterior: Deslize: Tarso se confunde e chama José Serra de presidente
Próximo Texto: Protesto: 600 protestos param em Minas, diz entidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.