São Paulo, quinta-feira, 16 de abril de 2009

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Obama pede Unasul

Na Reuters Brasil, "Obama pede reunião com Unasul". O pedido foi feito à presidente da União das Nações Sul-Americanas, a chilena Michele Bachelet, e o encontro ficou para sábado, junto à Cúpula das Américas. As agênciasressaltam que Lula deve questionar a ausência de Cuba e "tentar anular sua expulsão da Organização dos Estados Americanos".
Argumenta que nas Américas, hoje, só os EUA seguem com relações cortadas com Cuba. Artigo no "Guardian" avisa que a América Latina recebeu as medidas de Obama, sobre Cuba, de forma muito diversa da "mídia ocidental". E que Fidel atacou em coluna a OEA, "ministério das colônias dos Estados Unidos", instituição "vil".

UM MUNDO DE CULPA
O "Washington Post" também alerta que, "Na Cúpula das Américas, EUA podem enfrentar um mundo de culpa pela economia". Aponta duas vertentes, a social-democrata "representada por Lula" e a "socialista estatal" de Hugo Chávez. Cita os "banqueiros de olhos azuis", mas diz que Lula negocia, enquanto Chávez já proclama Pequim como "centro de gravidade do mundo".

EMBARGO FRACASSOU
Em editorial, o "Financial Times" saudou o "relaxamento" das sanções a Cuba como "um passo modesto, mas significativo". Avalia que "o bloqueio de Cuba foi um fracasso" desde o princípio e que hoje, de qualquer maneira, o quadro mudou. A ilha "atrai investimentos não só de Rússia e China, mas de Brasil e Espanha". E tem "novos modelos à esquerda", no Brasil e no Chile.

AMORIM E O MUNDO
news.bbc.co.uk/yahoo.com
O chanceler Celso Amorim foi entrevistado longamente no "Hard Talk", da BBC, sobre o novo papel de Brasil e emergentes _e sobre a crise, se ela "marca o fim do capitalismo global como o conhecemos".

LULA "CONTRA RICOS"
Ecoando sem parar, a frase sobre os "banqueiros de olhos azuis" obceca a cobertura. Ontem na Associated Press, o enunciado sobre o pronunciamento no Fórum Econômico no Rio era "Líder do Brasil avança contra países ricos". No texto, o despacho trocou "ricos" por EUA e sublinhou que Lula vai levar o discurso contra Wall Street à Cúpula das Américas. E que o colombiano Alvaro Uribe, a seu lado, concordou.

SHOW ARMADO
Sites militares e de estratégia como Defense News ou Stratfor acompanham a feira de armas no Rio.
Nela "os brasileiros mostram a variedade e a qualidade de sua indústria de defesa", com empresas como "a gigante da aviação" Embraer, Avibrás, Inbra Filtro, Emgepron, Bravio etc. Em destaque, coletiva em que o ministro Nelson Jobim diz que o Brasil "não é país comprador", mas que oferece "parcerias estratégicas".

EUROPA VS. EUA
Fotos Chris Maddaloni/defensenews.com
Na cobertura da feira, um modelo Saab na concorrência F-X2

Sites como Defense.Professionals, Strategy Page e até MarketWatch anunciam disputas e o fechamento de vendas, por exemplo, de sistemas de navegação da Northrop ou de helicópteros russos Mi-35M.
Mas a atenção maior durante a feira é com o projeto F-X2, dos novos jatos da Força Aérea, que envolve não só os próprios aviões, opondo as europeias Saab e Rafale e a americana Boeing, mas até seus mísseis, opondo a europeia MBDA e a americana Raytheon.

EMBRAER MILITAR
Chris Maddaloni/defensenews.com
Um modelo Embraer KC-390 e, ao fundo, o ministro da Defesa

Por Stratfor, Defense News e demais, o destaque de ontem foi para o anúncio de que a Embraer vai desenvolver um avião militar de transporte para o próprio Brasil, o KC-390.
Análise observa que a empresa brasileira está "cada vez mais focada em defesa".



Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: TSE registra doação de Secovi para comitê
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.