UOL

São Paulo, sexta-feira, 16 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PREVIDÊNCIA

Radical do PT é estrela em protesto anti-reforma

DA REPORTAGEM LOCAL
DA AGÊNCIA FOLHA

A deputada petista Luciana Genro (RS) foi a grande estrela das manifestações realizadas ontem por professores, em São Paulo, contra a reforma da Previdência e a política econômica do governo Luiz Inácio Lula da Silva.
Em discurso feito em cima de um caminhão de som na praça da República (centro de São Paulo), a deputada criticou duramente a reforma, que foi classificada de "nefasta", e disse que o "governo deveria atacar os banqueiros, não os servidores".
Luciana Genro, junto com o deputado Babá (PA) e a senadora Heloísa Helena (AL), está sendo submetida a processo disciplinar na Comissão de Ética e Disciplina do PT, que pode culminar em sua expulsão do partido.

Resolução
Ao participar das manifestações, organizadas por sindicatos ligados à CUT (Central Única dos Trabalhadores) para marcar o início da campanha salarial da categoria, a deputada contrariou recomendação da resolução da Executiva Nacional do PT sobre a unidade partidária.
O texto condena a "participação em atos públicos contra políticas deliberadas pelo partido". Antes de chegar à praça da República, Luciana Genro participou também de manifestação de professores estaduais em frente ao Masp (Museu de Arte de São Paulo), na avenida Paulista, que reuniu cerca de 2.500 pessoas, de acordo com a Polícia Militar.
"Aceito qualquer acordo com o partido [para evitar a expulsão] que não envolva o meu silêncio e meu direito de estar em manifestações em defesa dos trabalhadores", disse ela, que distribuiu autógrafos e recebeu cumprimentos de professores.
Servidores públicos também protestaram em outras três capitais -Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Salvador (BA)- contra a reforma.
As agências do INSS em Porto Alegre e em 20 cidades do interior do Rio Grande do Sul foram fechadas ontem e devem reabrir apenas hoje.
Em Curitiba, protestos de servidores federais contra a reforma da Previdência realizados nos últimos dois dias interromperam a maioria dos cursos da UFPR (Universidade Federal do Paraná). Em Salvador, cerca de mil servidores públicos federais foram às ruas com faixas e cartazes em passeata que saiu da praça da Piedade em direção à praça Municipal (centro da cidade).


Texto Anterior: Autor diz que "pomba virou águia"
Próximo Texto: Frase
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.