São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SENADO

Mesa Diretora desiste de criar cargos sem concurso público

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Mesa Diretora do Senado recuou e desistiu de criar 97 cargos comissionados. Pressionados, os integrantes do órgão autorizaram ontem o presidente Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) a anunciar o arquivamento da proposta que previa a abertura de vagas sem concurso público com salários de R$ 9,9 mil.
A decisão havia sido tomada na reunião da Mesa Diretora na semana passada. Na ocasião, apenas Garibaldi Alves se manifestou contra a idéia. Ao saber do caso, Pedro Simon (PMDB-RS) lembrou que a proposta devia ser avaliada pelo plenário, como determinam a Constituição e o regimento interno.
Estabelecida a polêmica, os demais integrantes da Mesa passaram a culpar os líderes partidários pela proposta. Eles, no entanto, apontaram o primeiro-secretário da Mesa, Efraim Morais (DEM-PB), como responsável pela coleta de assinaturas do requerimento para a criação dos cargos.
Ontem, Garibaldi responsabilizou apenas a Mesa. "Não podemos culpar os líderes", disse. "Os integrantes da Mesa concordaram em arquivar essa proposta", completou o presidente.
"Na hora em que não houve unanimidade, se afastou a possibilidade de decisão. Quem sai fortalecido é o Senado, que soube reconhecer que a medida não era oportuna", disse Garibaldi
Os 97 cargos seriam distribuídos para cada gabinete dos 81 senadores e das 16 lideranças partidárias. A medida chegou a ser anunciada como forma de equiparar o aumento da verba de gabinete feita pela Câmara dos Deputados em abril deste ano.
Apesar de ser contra a criação das vagas comissionadas, o presidente Garibaldi afirmou haver deficiência de servidores na Casa e, por isso, será feito um concurso público. Cerca de 150 vagas para servidores efetivos serão abertas. As provas deverão ocorrer em setembro.


Texto Anterior: Rio de Janeiro: Auxiliares de Rosinha são presos por suposto desvio de R$ 62 mi
Próximo Texto: Caso Marka: Cacciola deve ser extraditado hoje ao Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.