São Paulo, quinta-feira, 16 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Recessão para trás

Abrindo o dia, na manchete do "Valor" de papel, "Números do segundo trimestre já mostram PIB em expansão". No enunciado da reportagem, "Com forte impulso do consumo, PIB deixa recessão para trás". Entre as razões, "a desaceleração salarial moderada" e "a política fiscal expansionista".
No fim do dia, manchete da Folha Online, "Bovespa sobe quase 5%". Entre as razões, segundo o "Wall Street Journal", o prenúncio de melhoria também na economia americana e o avanço das commodities, que fez saltarem Petrobras e Vale. Esta, segundo a Reuters, por "comentários de que chegou a acordo" com a China "para um corte menor que o esperado no preço do minério de ferro".

 

Em Nova York, a agência Dow Jones acompanhou seminário na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos e destacou que o "Brasil se recupera, mas as eleições de 2010 são imprevisíveis".



A NOVA ERA

Nas buscas de Brasil por Yahoo News e Google News, ontem, destaque para a visão de economista do Citigroup de que "Henrique Meirelles está certo: os mercados estão errados sobre a taxa de juros no Brasil". No dia anterior, o presidente do Banco Central alertou que a curva dos juros futuros estava errada. No destaque do "Valor" de ontem, Meirelles "derruba" as taxas ao questionar o "pessimismo inflacionário do mercado".
Em análise despachada no fim do dia, a agência Reuters proclamou, no título, "Nova era para as taxas de juros do Brasil, com cortes profundos", prenunciando queda de um ponto "nos próximos meses", ouvindo economistas de Goldman Sachs, Itaú etc.

Jamil Bittar/news.yahoo.com
US$ 1 BILHÃO
Também no topo das buscas e até no canal de notícias da BBC, com o correspondente entrando ao vivo, o anúncio formal do investimento da GM no país. Na "photo-op", Lula saiu festejando, como ressaltou o site de "O Estado de S. Paulo", que o país pode deixar a crise como a quinta maior economia do mundo

PIZZAIOLOS TODOS

Em novo dia de descontrole verbal, "O presidente Lula chama os senadores da oposição de pizzaiolos", bradou a escalada do "Jornal Nacional".
Mas a manchete do telejornal e de outras partes foi o novo Conselho de Ética comandado por um aliado de José Sarney. No Radar, o senador Cristóvam Buarque observou que "o Sarney passa a impressão de que quer sobreviver ao próprio Senado".
O mesmo blog da "Veja" acrescentou, logo em seguida, que na esquecida Câmara dos Deputados o presidente "Michel Temer e quase todos os líderes passam a semana em Paris, comemorando o 14 de Julho".



BRANCOS CONTRA A LATINA
thedailyshow.com
Stewart e os "homens brancos"

O questionamento da indicada de Barack Obama à Suprema Corte segue em sua cobertura sem fim e sem notícia nos EUA. No título do Politico com a palavra para "audiências", são "Hearingzzzzzz". Em outra versão, "game over", acabou.
Ontem, a saída para a cobertura foi apelar à comédia. Sites como Huffington Post destacaram que o "Daily Show" de Jon Stewart satirizou senadores republicanos e seu esforço de estigmatizar a juíza de origem latina como "racista". E o texto "mais popular" do "New York Times" ao longo do dia foi a coluna sarcástica de Maureen Dowd com os mesmos alvos no Senado, intitulada "O último bastião do homem branco".

foxnews.com
MAIS COMÉDIA
As audiências marcam a estreia do senador democrata Al Franken, comediante que surgiu no "Saturday Night Live". Integrante da comissão, ele questionou Sonia Sottomayor sobre aborto, mas antes fez piada com a admiração da juíza por Perry Mason, advogado fictício de TV que "perdia toda semana", tirando risos da juíza. O site conservador National Review Online não gostou e deu como prova de que ele não tem "profundidade" para o Senado


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Rio G. do Sul: Procuradoria quer fechar secretaria de governadora
Próximo Texto: Dantas recorre e acusa PF de fraudar provas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.