São Paulo, terça-feira, 16 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESCÂNDALO DO "MENSALÃO"/ CPI DOS CORREIOS

Comissão faz lista de deputados que devem apresentar defesa por escrito; relatório menciona Dirceu e deixa Azeredo de fora

Dezoito ameaçados de cassação devem ser citados hoje pela CPI

FERNANDA KRAKOVICS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Dezoito deputados citados na CPI dos Correios devem ser notificados hoje para que apresentem suas defesas por escrito. A comissão elabora um relatório que recomenda a cassação de parlamentares ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.
O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) será notificado para que se explique sobre as acusações de quebra de decoro. Já o presidente do PSDB, senador Eduardo Azeredo (MG), não deve ser incluído no relatório da comissão.
Outra lista que está sendo elaborada é a de parlamentares -contra os quais haveria apenas indícios- que serão investigados pela CPI do Mensalão.
Azeredo não deve constar em nenhuma das listas. Ele é acusado de receber dinheiro de caixa dois do publicitário Marcos Valério de Souza para distribuir a deputados de sua coligação, em 1998, durante sua campanha de reeleição ao governo de Minas Gerais. O senador disse que não sabia do fato e colocou a responsabilidade no tesoureiro Cláudio Mourão.
"Ele não está na lista de saques do Banco Rural. É um episódio anterior, o que não quer dizer que não será investigado. Não vamos poupar ninguém, mas também não vamos escrachar ninguém", disse o relator da CPI, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR).

"Irrelevante"
Já o ex-ministro não deve ser poupado. "O fato de estar ou não no Conselho de Ética é irrelevante", disse o relator. Dirceu é acusado de ser o mentor do chamado "mensalão", a suposta compra de apoio parlamentar pelo governo.
O relatório parcial da CPI deve ser assinado por partidos, para que seja encaminhado diretamente para o Conselho de Ética, sem que seja necessário passar pelo presidente da Câmara, deputado Severino Cavalcanti (PP-PE).


Texto Anterior: TSE quer fiscais nas empresas para inibir caixa 2
Próximo Texto: Ex-ministro recebe prazo para se defender
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.