São Paulo, quinta-feira, 16 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPO MINADO

MST é multado em R$ 230 mil no Paraná por desmatar nascente de rio
O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) foi multado em R$ 230 mil por danos às nascentes de um rio na invasão da fazenda 4R, do complexo Cajatí, em Cascavel (PR). A multa foi aplicada pelo Instituto Ambiental do Paraná, do governo do Estado, na semana passada. Segundo o presidente do IAP, Rasca Rodrigues, os invasores fizeram a limpeza da vegetação e removeram terra em dez nascentes do rio do Salto.
O local é considerado área de preservação permanente e uma lei estadual proíbe o corte da vegetação das nascentes em um raio de 50 metros. A fazenda 4R foi invadida por cerca de 1.200 sem-terra em 1º de agosto. Os sem-terra se abastecem dessas nascentes e, segundo relato dos fiscais, a limpeza teria ocorrido "por medida de segurança".
O MST tem 20 dias para recorrer. O advogado Darci Frigo, da organização Terra de Direito, disse que a multa "é impagável".
(DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA)


Texto Anterior: Mídia: Folha tem 3 vencedores no Prêmio Comunique-se
Próximo Texto: BC sob pressão: Meirelles escapa de ser convocado pela Câmara
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.