São Paulo, segunda-feira, 16 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2006 / PRESIDÊNCIA

Elite não quer que país avance, diz Lula

Em evento de campanha com professores, presidente promete mais vagas no ProUni em eventual segundo mandato

Realizado em Brasília, encontro é marcado por elogios à gestão petista e críticas ao candidato do PSDB, Geraldo Alckmin

Sérgio Lima/Folha Imagem
Lula é cercado por professores após tomar café da manhã
com o grupo em um hotel; encontro foi homenagem ao
Dia do Professor


DA SUCURSAL DE BRASÍLIA Em encontro com professores, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que acabou o tempo em que o Brasil era governado para um terço de sua população e disse que a elite conservadora não quer que o país avance.
No evento de campanha em homenagem ao Dia do Professor, ele disse que sonha tornar o Brasil o país mais democrático do mundo no acesso à universidade e prometeu criar, em um eventual segundo mandato, mais 300 mil vagas no ProUni -programa que concede bolsas em universidades particulares para estudantes de baixa renda. Segundo o Ministério da Educação, o ProUni concedeu 112 mil bolsas desde 2004.
"Acabou o tempo em que o Brasil era governado para um terço da sua população. Ele tem que ser governado para todos", disse Lula.
O presidente tomou café da manhã com cerca de 50 professores, de seis Estados, em um hotel de Brasília. Segundo informação oficial, o deslocamento dos professores foi pago pela campanha e a mobilização feita pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação). A professora de educação indígena Dalila Cândido disse que foi convidada pelo coordenador da Funai em Campo Grande (MS), Wanderley Dias Cardoso.
O evento foi marcado por elogios à gestão petista e críticas ao candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin. "Fiquei estarrecida quando vi ontem [anteontem] no programa eleitoral o outro candidato dizendo que professor bom é professor bem treinado. Treinamento é uma palavra que a gente não usa mais nem para trabalhar com animais. Isso demonstra a visão de educação que ele tem", disse a professora Olga Cristina da Rocha.
Participaram do evento os ministros Tarso Genro (Relações Institucionais), Fernando Haddad (Educação), Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência), o chefe-de-gabinete do presidente, Gilberto Carvalho, o coordenador da campanha, Marco Aurélio Garcia, e o filósofo Roberto Mangabeira Unger. (FERNANDA KRAKOVICS)


Texto Anterior: PSDB distribui 40 milhões de santinhos com Alckmin e Aécio
Próximo Texto: Mauro Paulino: Ouro em pó
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.