São Paulo, quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Próximo Texto | Índice

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

Kassab 2, a missão

Até os neoaliados PMDB e PR acham que Gilberto Kassab fala sério quando diz que, se reeleito, manterá o PSDB de José Serra em postos-chave da prefeitura. É considerada mais que provável a permanência de secretários como Alexandre Schneider (Educação), Januário Montone (Saúde), Clóvis Carvalho (Governo) e Manuelito Pereira Magalhães (Planejamento) -este último especialmente ligado ao governador.
Já as previsões sobre Andrea Matarazzo variam a depender do futurólogo. Os mais próximos de Serra dizem que ele fica na Secretaria de Subprefeituras. Os tucanos no entorno de Kassab apostam em sua ida para o governo estadual, abrindo espaço para o correligionário Walter Feldman, atual titular de Esportes.



Cubo mágico 1. Se houver secretaria para o PMDB, tende a ser a da Assistência Social. E sua ocupante mais provável, Alda Marco Antonio, vice na chapa de Kassab.

Cubo mágico 2. Auxiliares do prefeito avaliam que, em caso de vitória, será possível conter o apetite do PR, ao menos por um certo tempo, apoiando a reeleição de Antonio Carlos Rodrigues à presidência da Câmara Municipal.

Serviços gerais. Dois dias depois de aparecer ao lado de Marta Suplicy (PT) puxando uma fila de sindicatos, Paulinho da Força (PDT) convocou policiais civis em greve para protestar hoje em frente ao Palácio dos Bandeirantes.

Pancadão. Para rebater a seqüência de apoios de artistas e músicos a Fernando Gabeira (PV) no Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB) levou o popular DJ Marlboro à propaganda de TV, que agora tem jingles mixados para os ouvidos do eleitorado jovem.

Script. Em encontro com Aécio Neves antes de anunciar apoio a Leonardo Quintão em BH, José Alencar ouviu o pedido de não aparecer no programa do peemedebista, que tem vantagem folgada sobre Márcio Lacerda (PSB), candidato do governador.

A vida é bela. Diante do novo Ibope sobre BH, Patrus Ananias era só sorrisos ontem no Planalto. O ministro sempre condenou a aliança PT-Aécio em torno de Lacerda.

Classificados. A lista de petistas que o governo buscará "recolocar" depois da eleição municipal inclui José de Filippi Júnior, prefeito de Diadema e tesoureiro da campanha de Lula em 2006.

Recorte e cole. Para "personalizar" uma mensagem genérica de Lula em sua propaganda de televisão em Salvador, Walter Pinheiro emendou logo depois da fala uma cena antiga, na qual o presidente se despede do deputado petista com um tapinha nas costas e deseja: "Pinheirinho, boa sorte, meu querido!"

Mão no bolso. Em disputa acirrada contra o prefeito Serafim Corrêa (PSB) no segundo turno em Manaus, Amazonino Mendes (PTB) propôs criar o "Bolsa Família Municipal". O cartão, diz ele, distribuiria R$ 60 a partir de março a cem mil famílias.

Paiol. Uma decisão do presidente do Supremo, Gilmar Mendes, negando pedido do Incra de retomada de área ocupada pela Usina Pantanal em Jaciara (MT), gera tensão no local. Cerca de 250 famílias sem-terra estão na região.

Visitas à Folha. Luiz Fernando Furlan, presidente do Conselho de Administração da Sadia e ex-ministro do Desenvolvimento, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava com Gilberto Tomazoni, diretor-presidente da empresa, e de Matistela Mafei, sócia-fundadora da Máquina Comunicação Corporativa Integrada.

Carlos Minc, ministro do Meio Ambiente, visitou ontem a Folha. Estava com Trajano Quinhões, assessor especial, e Ronie Lima, assessor de comunicação social.

com SILVIO NAVARRO e ANDREZA MATAIS

Tiroteio

"Dez dias não seriam suficientes para mostrar, "em todas as dimensões", o que Gilberto Carvalho nunca explicou sobre o caso Santo André, os bingos, o lobby do Opportunity..."

Do tucano RICARDO MONTORO , secretário municipal de Participação, sobre o chefe-de-gabinete da Presidência, segundo quem a campanha petista deve expor Gilberto Kassab "em todas as suas dimensões".

Contraponto

Batalhão de pretendentes

Quando revelou à revista "Veja", meses atrás, o romance com Jeferson Figueiredo, Ideli Salvatti contou que, diante de seu semblante feliz, Dilma Rousseff lhe perguntara se por acaso o sargento do Exército tinha um irmão.
Mais recentemente, no primeiro turno das eleições municipais, a senadora por Santa Catarina e a chefe da Casa Civil se encontraram num evento da campanha do PT em Blumenau. Figueiredo, que acompanhava a amada, deu a Dilma um recado carregado de otimismo:
-Ministra, irmão eu não tenho, mas lá no quartel tem um monte de gente que me entregou o currículo...


Próximo Texto: Em escalada jurídica, Kassab ganha espaço de Marta na TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.