São Paulo, sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

D'Urso enfrenta três grupos de oposição em eleição da OAB-SP

Atual presidente tenta ser o quarto advogado a ter mais de dois mandatos consecutivos na entidade

FLÁVIO FERREIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Três grupos de oposição anunciaram suas chapas para disputar a eleição da secção paulista da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) contra o atual presidente da entidade, Luiz Flávio Borges D'Urso, que vai tentar a reeleição para o terceiro mandato consecutivo. O prazo de inscrições para o pleito termina hoje. Os advogados do Estado vão às urnas no dia 17 de novembro.
O especialista em direito constitucional e comercial Rui Celso Reali Fragoso, segundo colocado na última eleição da entidade, definiu ontem a composição de sua chapa e deve registrá-la hoje. Em 2006, Fragoso obteve 36% dos votos, contra 50% de D" Urso.
Dois grupos de oposição oficializaram as candidaturas antes da data-limite de inscrições. Um deles tem como cabeça-de-chapa o especialista em direito comercial Leandro Pinto, que também disputou os últimos dois pleitos da OAB-SP.
Hermes Barbosa, atual presidente da Fadesp (Federação das Associações dos Advogados do Estado de São Paulo) e conselheiro federal da OAB, também formalizou a candidatura.
O criminalista D" Urso registrou a chapa de situação ontem. Ele tentará ser o quarto advogado a obter mais de dois mandatos consecutivos na OAB-SP.
Noé Azevedo é o recordista de reconduções: ele venceu 13 eleições em sequência e ocupou a presidência da entidade de 1939 a 1965. Também venceram três eleições seguidas Cid Vieira de Souza (gestões de 1971 a 1977) e José Manoel de Azevedo Marques (mandatos de 1933 a 1939).
Somente poderão votar em novembro os advogados que estiverem em dia com o pagamento das anuidades da entidade. Até ontem, 182.438 profissionais estavam nessa condição, segundo a assessoria de imprensa da OAB-SP.
No mês que vem, os advogados também escolherão os conselheiros federais da entidade, a diretoria da Caasp (Caixa de Assistência dos Advogados) e os diretores das 223 subsecções da OAB em todo o Estado. A votação será eletrônica.
As eleições das outras OABs estaduais do país também ocorrerão na segunda quinzena de novembro.


Texto Anterior: Embaixador nos EUA confirma seu novo cargo
Próximo Texto: Inquérito: Procuradoria denuncia Jader Barbalho por desvio na Sudam
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.