UOL

São Paulo, domingo, 16 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carlos Velloso, do STF, idealizou o voto eletrônico

EM SÃO PAULO

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Carlos Velloso, 67, é magistrado de carreira. Ele foi juiz federal em Minas Gerais e ministro do Superior Tribunal de Justiça antes de ser nomeado para o STF, em 1990, pelo ex-presidente Fernando Collor.
Velloso foi um dos idealizadores do voto eletrônico na condição de presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), entre 1994 e 1996. Ele presidiu o Supremo Tribunal entre 1999 e 2001.
Velloso está para apresentar aos colegas do STF um novo projeto da Lei Orgânica da Magistratura Nacional. O anterior foi retirado da Câmara pelo presidente do STF, Maurício Corrêa.
Velloso é natural de Entre Rios de Minas (MG) e se formou em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1963. Tornou-se juiz em 1967. Foi professor titular da Faculdade de Direito da UnB (Universidade de Brasília) de 1979 a 1998, ano em que se aposentou.


Texto Anterior: Controle
Próximo Texto: O sr. é a favor da súmula vinculante? Por quê?
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.