São Paulo, segunda, 16 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUESTÃO AGRÁRIA
160 famílias estão nas terras
MST invade duas fazendas em PE

da Agência Folha

Um grupo de 160 famílias organizadas pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiu e ocupou ontem duas fazendas nas cidades de Escada e Catende, situadas no agreste pernambucano. Segundo a polícia, não houve conflito armado.
O clima está mais tenso em Curupaiti (Catende), onde 80 famílias de sem-terra estão acampadas desde às 6h de ontem. Para a direção do MST, os donos do engenho de 300 hectares podem tentar retomar a propriedade. Não há força policial mediando o conflito.
Já a invasão da fazenda Sibiró Grande (Escada) ocorreu por volta das 5h de ontem, sem incidentes. Um grupo de 80 famílias está na área, que tem 800 hectares, montando um acampamento.
A coordenação do MST em Pernambuco afirma que as invasões fazem parte da terceira Jornada Estadual de Luta pela Terra. A operação tem como meta invadir mais 28 fazendas e áreas de conflito até o próximo domingo no Estado.
O objetivo das jornadas é pressionar o governo federal para agilizar a reforma agrária em Pernambuco.
A primeira jornada ocorreu em março e resultou na invasão de 27 fazendas e engenhos do Estado. Na segunda jornada, em julho, o MST pernambucano invadiu outras 27 fazendas. Não há registro de mortes nas três jornadas.
O MST tem se destacado por promover saques no sertão pernambucano atingido pela seca. Desde janeiro, mais de 30 saques foram liderados pelo MST.(PAULO MOTA)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.