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NEGÓCIOS
Sócia da Gamecorp, empresa de telefonia gasta ao ano R$ 5 mi em patrocínio, valor igual ao aporte de capital que fez em 2005
Telemar patrocina empresa de filho de Lula
FERNANDO RODRIGUES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Além de ter feito um aporte de
capital de R$ 5 milhões na empresa de Fábio Luis Lula da Silva, filho do presidente da República, a
Telemar, maior operadora de telefonia fixa brasileira, também
gasta anualmente outros R$ 5 milhões com patrocínio e produção
nos programas de TV da Gamecorp. O dinheiro é usado para
comprar espaço nas emissoras e
colocar a atração no ar.
O número exato do investimento de publicidade é de R$ 4,989
milhões. São R$ 415,75 mil mensais. Os valores são oficiais e fornecidos pela Telemar. O dinheiro
é dividido entre programas transmitidos pela TV Bandeirantes e
Mix TV -essa última uma emissora apenas captada em UHF
(forma de transmissão de baixo
alcance) ou em algumas operadoras de TV a cabo.
Bom retorno
A Telemar argumenta que se
trata de um investimento estratégico e com bom retorno. Visa
atingir um público específico. São, ao todo,
quatro programas de 30 minutos
e um de três minutos. O que tem
maior audiência pontuou 0,92
ponto no Ibope nacional (505.440
de pessoas sintonizadas) e 1,12
ponto na Grande São Paulo
(197.960 pessoas). Os números
são de janeiro.
A empresa de Telefonia não está
sozinha no patrocínio da Gamecorp. Outras empresas de porte já
fizeram propaganda nos programas de TV sobre videogames produzidos pela empresa do filho de
Luiz Inácio Lula da Silva. Entre os
que já anunciaram estão Gradiente e Sadia.
A Gradiente é do empresário
Eugênio Staub, um dos primeiros
homens de negócios de porte que
manifestou apoio a Lula em 2002.
A Sadia é a empresa onde fez carreira o ministro Luiz Fernando
Furlan (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).
A Gamecorp passou a ter grande prosperidade depois que Lula
chegou ao Palácio do Planalto. A
entrada da Telemar se deu no final de 2004, tendo sido oficializado no início de 2005. O capital social da empresa está registrado
com um valor de R$ 5,2 milhões.
Desse total, R$ 5 milhões saíram
da Telemar.
A entrada da Telemar na Gamecorp serviu para que a empresa
deslanchasse. Antes, o filho de Lula já fazia um programa de TV
modesto que era transmitido
num horário comprado na TV
Bandeirantes. Depois, expandiu
sua programação para a Mix TV,
-do empresário João Carlos Di
Genio, dono de uma rede de escolas e faculdades.
A Gamecorp é especializada no
mundo dos videogames. Seus
programas de TV são para esse
público. Na Bandeirantes, há o G4
Brasil (30 minutos de duração,
aos sábados, a partir das 22h30). É
o principal produto.
Além desse há o G4 Drops (três
minutos diários, de segunda-feira
a sexta-feira, depois da meia-noite e meia). Os horários são comprados e a emissora não tem responsabilidade pelo conteúdo.
Audiência
O G4 Brasil teve uma audiência
média registrada pelo Ibope em
janeiro de 0,92 ponto em todo o
país enquanto esteve no ar. No
mesmo horário, a MTV (emissora
especializada em música e focada
no público jovem) teve 0,18 ponto
de audiência média.
A Mix TV tem dois programas e
uma reprise: o Play Hit (30 minutos diários, às 18h30) e Game Zone (30 minutos diários, às 18h).
Em seguida, esse mesmo Game
Zone é reprisado com o nome de
Game Zone 2 às 19h30.
Os comerciais veiculados pela
Telemar são todos de uma empresa do grupo, a operadora de celulares Oi (cerca de 10 milhões de
usuários no final do ano passado).
O objetivo é incentivar os usuários de celulares a fazerem download de itens relacionados a games, como clipes, protetores de
tela e "ringtones" (sons de campainha). Cada vez que um usuário
busca esses produtos, a Oi aufere
alguma receita.
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