São Paulo, quarta-feira, 17 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsonsa@uol.com.br

No meio

maannews.net
Na agência palestina, jovens jogam pedras na polícia, em Jerusalém

Na manchete da BBC Brasil no fim do dia, "Lula diz que palestinos sofrem bloqueio cruel de Israel", que impede Cisjordânia e Gaza de "se beneficiarem dos fluxos do comércio internacional". Na Globo, Fátima Bernardes mostrou o conflito em Jerusalém e disse: "Em meio a esse clima, Lula faz visita oficial".

 


A agência de notícias Ma'an, sediada na Cisjordânia e que vinha registrando a visita de Lula, passou a focar só o confronto. Na manchete, "Violência prossegue através de Jerusalém Oriental e Cisjordânia", citando 1 policial israelense e 91 palestinos feridos, além de 60 presos. Mas, em artigo destacado na home da agência palestina, o próprio editor-chefe avisou, no título: "Não é a hora certa para uma nova intifada".

NEM UM NEM OUTRO
No fim do dia, a manchete do israelense "Haaretz", considerado liberal, destacou que, segundo líder anônimo das forças armadas do país, "nem Israel nem Autoridade Palestina querem violência". Já na manchete do Ynet, site do tabloide de maior tiragem, "Yediot Ahronot", "ônibus são apedrejados" etc.

NO MEIO 2
Sites no Brasil destacaram despacho da France Presse, ainda sobre a presença de Lula em Jerusalém, dizendo que um rabino sobrevivente dos campos de concentração nazistas pediu ao brasileiro que intermedeie um encontro com o presidente do Irã, "para provar que ele está errado em negar o Holocausto".



PETRAEUS, ISRAEL E O IRÃ
Na home do "New York Times", "Israel nega pedido dos EUA" para parar com a construção de imóveis israelenses em Jerusalém Oriental, de maioria palestina. O site da "Foreign Policy", na manchete, diz que o racha entre os dois países vai além do episódio. Cita críticas do general David Petraeus, responsável pelas operações no Iraque e no Afeganistão, a Israel, por minar os EUA na região, pondo em risco a vida de soldados americanos. A Reuters noticiou que Petraeus, ontem mesmo, declarou que diminuiu o esforço iraniano para desenvolver uma bomba nuclear e "não é para este ano".



NOVA CLASSE

wsj.com


O "Wall Street Journal" deu na primeira página de ontem um longo relato sobre a agência flutuante que o Bradesco tem na Amazônia. Seu correspondente viajou com o barco Voyager 3 de Manaus até a fronteira e produziu mapa multimídia, fotos das áreas visitadas e do cotidiano a bordo, entre redes e caixas eletrônicos. No título, "Banqueira singra para novos mercados, fluindo empréstimos de um barco". A reportagem usa a experiência para contar como o banco brasileiro procura atender aos "milhões de pobres brasileiros que foram catapultados nesta década para a classe média", abrindo agências também em "favelas".



PRÉ-SAL, A RESISTÊNCIA
Na manchete do portal iG, Guilherme Barros informou que Lula, desde Israel, "começou a ligar para os senadores para reverter a emenda Ibsen", que, aprovada na Câmara, tira do Rio os royalties sobre o petróleo.
Do G1 ao "Jornal Nacional", o noticiário global seguiu outra direção, com críticas à emenda, mas sublinhando a pressão para retirada da urgência na votação de todas as emendas do pré-sal. Mais do que a reversão da medida tomada pela Câmara, entraria em pauta a derrubada da própria mudança no sistema de exploração _de volta para a concessão às companhias estrangeiras.



O TEMPO PERDIDO

video.globo.com
No M'Boi Mirim, desde a madrugada


No "Bom Dia São Paulo", ainda madrugada, "um protesto atrapalha demais o trânsito, impedindo a passagem dos ônibus" na Estrada do M'Boi Mirim. Depois, no G1, também da Globo, à tarde, o destaque saiu do trânsito para a longa "fila de ônibus, de quilômetros, situação que está pior desde que o mês começou", razão do protesto, na verdade.
Por fim, na manchete do "SPTV", à noite, "O tempo perdido no trânsito vira motivo de protesto". Sobrou para o prefeito Gilberto Kassab, que saiu prometendo até "monotrilho" para a região.

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Viegas, da oposição, diz que quer recuperar prestígio da instituição
Próximo Texto: Dilma irá a atos de Lula após deixar governo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.