São Paulo, quinta-feira, 17 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TCU faz homenagem ao empresário Octavio Frias

Tribunal destaca legado jornalístico de publisher

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O empresário Octavio Frias de Oliveira, publisher da Folha, foi homenageado ontem com o Grande Colar do Mérito do TCU (Tribunal de Contas da União) por seu "legado jornalístico". Maria Cristina Frias recebeu a comenda, em nome do pai, morto em 29 de abril.
Além de Octavio Frias de Oliveira, foram homenageados a Academia Brasileira de Letras, o arquiteto Oscar Niemeyer, o urologista Miguel Srougi, o ex-governador do Distrito Federal Wadjô Gomide (in memoriam) e os ex-ministros Djaci Falcão (STF) e Homero Santos (TCU).
A ABL foi representada pelo imortal Cícero Sandroni, que agradeceu ao TCU em nome dos contemplados. "Octavio Frias de Oliveira deixou ao país um monumento à liberdade de imprensa", disse Sandroni.
Também esteve presente à homenagem o ex-presidente do TCU Homero Santos.
Os demais homenageados mandaram representantes. Djaci Falcão foi representado pelo ministro Francisco Cândido de Melo Falcão Neto. Srougi, pelo colega José Carlos de Almeida. Niemeyer foi representado pelo amigo Luciano Brandão. A viúva Maria Helena Gomide recebeu a comenda concedida a Wadjô da Costa Gomide.

Vice
O vice-presidente José Alencar representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cerimônia, no plenário do TCU.
Em nome dos oito colegas do tribunal, o ministro Ubiratan Aguiar disse que "a visão empresarial, o descortino da vida pública, a coragem cívica" de Frias "fizeram da Folha um jornal atuante, crítico, às vezes polêmico, mas sobretudo independente", discursou.
"É a comunicação que informa, que instiga o cidadão a pensar em sua realidade, orienta e contribui para a consolidação do Estado Democrático de Direito", afirmou o ministro.
O Grande Colar do Mérito do TCU foi criado em 2003 e é entregue a entidades ou personalidades de destaque. A comenda, em forma de estrela de cinco pontas, tem o símbolo do tribunal e o brasão da República.


Texto Anterior: Arcebispo do México nega excomunhão de políticos
Próximo Texto: Caso Dorothy: Defesa de Bida tentará reduzir tempo de pena
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.