São Paulo, domingo, 17 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rei saudita e Lula elogiam presidente americano

Visita é 1ª de um presidente brasileiro à Arábia Saudita

MARCELO NINIO
ENVIADO ESPECIAL A RIAD

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discutiu o processo de paz no Oriente Médio e elogiou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em conversa de 40 minutos, ontem, com o rei saudita, Abdullah bin Abdulaziz al Saud.
Após um banquete no palácio real, Lula e o monarca assinaram dois atos de consultas políticas e discutiram a possibilidade de acordos nas áreas petroquímica e agrícola.
O rei Abdullah quis saber qual havia sido a impressão de Lula do presidente Obama, com o qual ambos estiveram recentemente, durante o encontro do G20, em Londres. "A melhor possível", respondeu Lula. O monarca concordou.
A primeira visita de um chefe de Estado brasileiro à Arábia Saudita tem como prioridade intensificar os investimentos e o comércio bilateral, que em 2008 somou US$ 5,5 bilhões.
A área com maior potencial para o Brasil, além do agrobusiness, é a da construção civil, já que os sauditas pouco foram afetados pela crise financeira e estão erguendo quatro novos pólos industriais, com custo estimado em US$ 600 bilhões.
Uma delegação de 50 empresários está em Riad, mas há pouca expectativa de fechar acordos. "Aqui é preciso conhecer os canais certos para fechar negócios, e isso leva tempo", disse o secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Michel Alaby.
De concreto, há apenas dois acordos, que serão assinados hoje. O primeiro, entre a Petrobras e a Modern Chemicals, visa a produção de um derivado do petróleo usado em em usinas termelétricas. O segundo será firmado entre a empresa mineira Biomm e o grupo saudita Gabas para a produção de insulina no país árabe.
Lula embarca hoje para a China e, na quarta, segue para a Turquia. O retorno ao Brasil está previsto para o dia 23.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Elio Gaspari: Mais uma do Pai dos Pobres e Mãe da Banca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.