São Paulo, terça-feira, 17 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2004/CAMPANHA

Propaganda em rádio e televisão começa hoje; coligação que apóia petista terá o maior número de concorrentes a uma vaga de vereador

Marta começa com exército maior na TV

CHICO DE GOIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Começa hoje e vai até 30 de setembro o horário eleitoral gratuito, calvário para os eleitores que acham uma perda de seu tempo, mas ascensão para os candidatos, que esperam ganhar votos com o tempo. A sucessão de caras e promessas se dará em dois blocos de 30 minutos cada, iniciando-se às 7h no rádio (repete-se às 12h) e às 13h na TV (com reprise às 20h30). Outros 30 minutos serão distribuídos durante o dia.
Líder nas pesquisas eleitorais, a prefeita Marta Suplicy tem a seu favor uma vantagem numérica de candidatos. A coligação que apóia sua reeleição (PT, PTB, PSL, PTN, PL, PRTB, PC do B) terá o maior tempo na TV e no rádio para seus candidatos a vereador, além do maior número de postulantes: os sete partidos homologaram 310 candidatos, que disporão de 8min43s em cada um dos dois blocos de 30 minutos cada, para pedir votos para si e para Marta.
Nem os próprios candidatos da coligação petista, porém, sabem como aparecerão. A Folha conversou com cinco deles, que disseram que a gravação limitou-se a congelar suas imagens diante de um fundo neutro.
A preocupação entre os que tentam uma vaga na Câmara Municipal é que a divisão do tempo seja igualitária. Na campanha de 2002, para a Câmara Federal e Assembléia Legislativa, o então presidente nacional do PT, José Dirceu (atual ministro-chefe da Casa Civil), ganhou destaque na propaganda, causando mal-estar entre os demais postulantes.
Com 8min11s (de 30 minutos), o PSDB terá o segundo maior tempo na TV para que seus candidatos a vereador tentem aumentar o número de representantes tucanos no Legislativo paulistano. A coligação Ética e Trabalho (PSDB, PFL e PPS), que apóia José Serra, tem 216 candidatos.
Apesar de ser o principal partido da aliança, o PSDB tem menos candidatos a vereador do que o PFL, partido do vice Gilberto Kassab. Os tucanos homologaram 70 postulantes, enquanto o PFL tem 80. O PPS, que também aderiu a Serra, conta com 66.
Os 68 candidatos que apóiam Paulo Maluf (PP) irão dividir 2min21. O PP não se aliou a nenhuma outra legenda.
Já Luiza Erundina, da coligação Compromisso com São Paulo, que reúne o PSB, PMDB e PMN, terá 4min45 para seus 167 postulantes a vereador. Na sexta-feira, o presidente do diretório regional do PMDB, Orestes Quércia, mudou o comando de comunicação da candidata.
No horário de hoje, dedicado aos vereadores, Quércia e o presidente do diretório municipal do PSB, José Carlos Venâncio, deverão aparecer para pedir votos a seus candidatos.

Pequenos
Os partidos considerados pequenos, que não têm representantes na Câmara Federal, têm direito a 28 segundos de tempo na TV e no rádio. Estão nessa condição o PAN, PCO, PSTU, PHS, PCB, PRTB. O PAN terá a menor chapa para vereadores. Somente cinco candidatos concorrem a uma vaga na Câmara Municipal.


Texto Anterior: Sombra no Planalto: CPI do Rio pede prisão de Waldomiro
Próximo Texto: Após intervenção, Quércia substitui candidatos a vereador na televisão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.