São Paulo, terça-feira, 17 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÃO PAULO

Tucano aparece pela primeira vez numericamente à frente do pepebista; Genoino (PT) subiu três pontos e tem 19%

Alckmin tem 29%, e Maluf, 28%, diz Ibope

DA REDAÇÃO

O governador Geraldo Alckmin (PSDB), candidato à reeleição, subiu três pontos percentuais e apareceu pela primeira vez numericamente à frente de Paulo Maluf (PPB) em pesquisa Ibope de intenção de voto para o governo do Estado de São Paulo.
De acordo com o instituto, Alckmin passou de 26% para 29%, e Maluf oscilou negativamente de 30% para 28%. José Genoino (PT) subiu de novo três pontos percentuais e foi de 16% para 19%.
Essa última pesquisa foi feita dos dias 12 a 14 deste mês e divulgada ontem pela Rede Globo -a anterior foi feita dos dias 4 a 7.
Como a margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, Alckmin e Maluf já estavam em situação de empate técnico na liderança na pesquisa anterior.
Numa análise das pesquisas feitas desde o início do horário eleitoral, em 20 de agosto, Alckmin e Genoino apresentam tendência de alta, e Maluf, de baixa.
Em pesquisa divulgada em 26 de agosto, Maluf tinha 35%, Alckmin, 24%, e Genoino, 11%.
Nenhum dos demais candidatos conseguiu decolar desde então. Na última pesquisa, Antônio Cabrera (PTB) e Carlos Apolinário (PGT) têm 2% das intenções de voto cada um, e Ciro Moura (PTC), 1%; 7% disseram que pretendem votar em branco ou nulo, e 11% se dizem indecisos.
A pesquisa foi feita em 81 municípios do Estado e teve 1.600 pessoas entrevistadas.

2º turno e rejeição
Nas simulações de segundo turno, Alckmin venceria Maluf por 48% a 39% -na pesquisa anterior, o resultado era 46% a 38%.
Numa eventual disputa entre Maluf e Genoino, os dois estão empatados com 43% das intenções de voto -na anterior, Maluf tinha 43%, e Genoino, 39%.
Segundo o Ibope, a rejeição a Maluf subiu quatro pontos, e 37% dizem que não votariam no pepebista de jeito nenhum. Nesse quesito, Alckmin e Genoino têm a mesma taxa: 14%.
Na disputa ao Senado, Aloizio Mercadante (PT) subiu três pontos percentuais e está com 31% das intenções de voto, o que o deixa em situação de empate técnico com Romeu Tuma (PFL), que oscilou positivamente de 33% para 35%. Orestes Quércia (PMDB) oscilou de 25% para 26%.
José Aníbal (PSDB) tem 9%, Cunha Bueno (PPB), 8%, Adhemar de Barros (PGT), 3%, e Wagner Gomes (PC do B), 2%.
(RENATO FRANZINI)



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Sindicato ajuda a pagar comício tucano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.