São Paulo, segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura de Murici organiza romaria e faz festa por Renan

A comemoração no município, que teve carros de som e fogos de artifício, coincide com o aniversário do senador

Cidade, que é administrada por Renan Calheiros Filho, financiou viagem de fiéis que rezaram ao padre Cícero pelo presidente do Senado

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MURICI (AL)

No aniversário de 52 anos do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a cidade de Murici (a 60 km de Maceió, AL) parou para receber, ontem, a caravana de romeiros que viajou a Juazeiro do Norte (CE) para rezar e pedir ao padre Cícero pela salvação do mandato do seu filho ilustre.
Sob chuva, os moradores lotaram as ruas e a praça Padre Cícero, apoteose do desfile. À frente do grupo, em uma caminhonete Pajero, o prefeito da cidade, Renan Calheiros Filho (PMDB), patrocinador da viagem, acenava da janela em agradecimento. O senador não compareceu à festa.
Faixas de agradecimento aos romeiros e parabenizando a absolvição de Renan foram espalhadas na cidade. "Agradecemos aos romeiros de padre Cícero pelas orações a Renan Calheiros", dizia uma delas. "Renan, a justiça foi feita. Feliz aniversário", dizia outra.
A chegada da caravana foi anunciada por uma queima de fogos. Os ônibus circularam pela cidade buzinando, escoltados por veículos lotados com amigos e parentes do senador. Carros de som tocavam forró e hinos religiosos. Sentada em frente à boate Liverpool, a 30 metros do ponto de desembarque, a faxineira Eva Vilma da Silva, 32, aguardava a chegada da mãe, Nadir, do filho Wellington e do irmão Jamerson.
Os viajantes levaram a Juazeiro uma foto de Renan retirada de um calendário e a deixaram aos pés da estátua de padre Cícero. Financiada pela Prefeitura de Murici, a caravana saiu de Alagoas no dia 11. Segundo os romeiros, todas as despesas foram pagas pelo município. O custo do evento não foi divulgado. Pelo menos seis ônibus participaram da viagem.
Os opositores de Renan, que promovem caravanas gratuitas a Juazeiro do Norte há 19 anos, também retornaram ontem a Murici. Patrocinados pelo grupo político do empresário Plínio Batista, ex-aliado do senador, os viajantes chegaram em quatro paus-de-arara superlotados e três ônibus.
Sentados no teto dos caminhões decorados com estátuas de padre Cícero e balões coloridos, simpatizantes de Batista arrancaram algumas faixas de apoio ao presidente do Senado, mas não houve conflito. O irmão do empresário e candidato derrotado à prefeitura, Cardoso Batista (PTB), fez ainda um discurso contra Renan.
A Folha apurou que o senador, que estaria em Maceió, pensou em comparecer à festa, mas foi orientado por seus aliados a não viajar a Murici devido à presença de jornalistas no local. Renan comemorou seu aniversário apenas com parentes e amigos próximos.
Espera-se que o presidente do Senado compareça na próxima semana à Festa da Natureza, idealizada por Renanzinho. O evento acontece sempre no período de aniversário de Renan -na chegada da primavera, segundo a prefeitura.


Texto Anterior: "Se entrega, Corisco", pede Gabeira no Rio
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.