São Paulo, quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsonsa@uol.com.br

60 mil e subindo

Na Folha Online, no fim do dia, "Bolsa retoma 60 mil pontos". O enunciado foi o mesmo, com o mesmo destaque, nos portais UOL, G1, Terra, iG.
O "Wall Street Journal" sublinhou que o número foi alcançado "pela primeira vez desde 21 de julho de 2008" e que, "uma vez rompida esta barreira, de forte resistência, vai testar os 62,5 mil pontos".

EMPREGOS, EMPREGOS
O "Jornal Nacional" abriu com "A economia brasileira apresenta mais números positivos", mencionando a Bolsa, mas destacando os empregos.
Também o site do "Financial Times" preferiu ressaltar, no título de sua reportagem, "Dados do emprego no Brasil apontam recuperação rápida". E já ecoa a pressão para elevar juros em 2010, contra um "superaquecimento" que, admite, ainda não deu o menor sinal.

ROLO COMPRESSOR
O francês "Les Echos" publicou na segunda-feira, com repercussão na coluna de Claudio Humberto, que Barack Obama teria ligado para Lula duas vezes em defesa do jato americano F-18, na disputa com o francês Rafale. Obama teria garantido a aprovação da transferência de tecnologia pelo Congresso americano.
O jornal francês aponta ainda, no "rolo compressor" da Boeing, a disseminação de "informações negativas sobre o Rafale", dias antes da visita de Nicholas Sarkozy. Ontem à noite, o site de "O Estado de S. Paulo" postou ter obtido "respostas contraditórias" ao tentar confirmar a notícia junto aos governos brasileiro e francês.

BRASIL NA LISTA
"Washington Post" September 16, 2009 e outros noticiaram, via agências, que os "EUA mantêm a Venezuela e a Bolívia no topo da lista de narcóticos" dos EUA, em meio a críticas à primeira pela "corrida armamentista". Mas a novidade maior, que ecoou por Globo News e outras, é que o Brasil entrou na nova lista de Washington.

OU NO CONSELHO
Já o "Financial Times" deu editorial sobre a Assembleia Geral da ONU, afirmando que "o mundo inteiro é um palco, mas alguns atores têm papéis melhores que outros". Fez críticas ao desempenho do secretário-geral Ban Ki-moon e ao abandono da reforma que daria "papel maior para países como Brasil e Índia".

"JACKASS", O VÍDEO

cnn.com/politico.com/CNBC
O site Politico chegou a postar o vídeo com Barack Obama chamando o rapper Kanye West de "jackass", idiota, mas tirou do ar, por "respeito à organização jornalística" CNBC, que gravou a imagem antes de uma entrevista.
Gawker e outros questionaram a autocensura do Politico. Já a CNN capturou do site e transmitiu (acima).

NÃO FOI RACISMO, DIZ OBAMA
Quatro dias depois da coluna de Maureen Dowd no "New York Times", apontando racismo na interrupção de seu discurso por um republicano, Barack Obama avisou por seu porta-voz que não acha as críticas motivadas em "cor da pele". Foi em resposta formal ao ex-presidente Jimmy Carter, que ecoou Dowd, mas o assunto só fazia crescer na mídia americana.

"MUITO MELHOR"

wsj.com
Em seu "Wall Street Journal", ontem, "Murdoch diz que o mercado publicitário está melhor". Em suas próprias palavras, "muito melhor do que há quatro meses".
O concorrente "Financial Times" preferiu destacar que, "proprietário conhecido por ter tinta nas veias", Rupert Murdoch "abençoou o dia em que ferramentas como o Kindle e o Reader vão acabar com a necessidade de impressoras e seus custos", principalmente sindicais.

DAIME LÁ

Magali Girardin/wsj.com
No "WSJ", o "poderoso chá"

O "WSJ", que adotou linha editorial mais leve desde a aquisição por Murdoch, noticiou ontem que "Chá psicodélico fermenta insegurança". Descreve a campanha na cidade de Santa Fe, Novo México, contra plano da União do Vegetal, "criada em 1961 no Brasil", de erguer um templo. Diz que a igreja "busca espiritualidade na natureza".

"BRAZIL", POR BOB DYLAN

A Reuters noticiou e o "NYT" destacou que Bob Dylan abre exposição de pinturas ano que vem, na Dinamarca, com a "première mundial" de 30 obras em acrílico que denominou "Brazil Series". Seu agente diz não saber como o cantor escolheu o nome da série.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Memória: Tentativa de regularizar jogo teve início em 93
Próximo Texto: Senado diz que notas fiscais guardam segurança nacional
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.