São Paulo, quarta-feira, 17 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senado adia sabatina de Matarazzo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A indicação do ministro Andrea Matarazzo (Secretaria de Comunicação de Governo) para a Embaixada do Brasil na Itália sofreu mais um revés ontem.
Sua sabatina na CRE (Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional) do Senado foi adiada pela segunda vez, agora por 15 dias. Matarazzo aguardava havia duas horas, quando a reunião foi cancelada pelo presidente da comissão, Jefferson Péres (PDT-AM). Eram cerca de 19h30. Como a sessão da próxima terça-feira terá uma audiência pública com procuradores da República -para tratar da investigação realizada no sul do Pará, na região em que atuou a guerrilha do Araguaia, na década de 70-, a sabatina será no dia 30 de outubro.
"O Matarazzo está sendo vítima de uma sucessão de azares", afirmou Péres, negando haver uma articulação contra sua nomeação a embaixador. "Estão vendo chifre em cabeça de cavalo", disse.
Péres justificou o adiamento pelo fato de ainda estar havendo votação no plenário do Senado. Como a reunião da CRE só poderia começar depois, o melhor seria adiá-la, já que a arguição demoraria cerca de duas horas.
O primeiro adiamento ocorreu na terça-feira da semana passada, por um surpreendente pedido de vista do senador Bernardo Cabral (PFL-AM). "Dizem que está havendo uma conspiração amazônica. Mas foi coincidência", afirmou Péres ontem.
No primeiro adiamento, Matarazzo também aguardava na sala ao lado para ser sabatinado, e Pedro Piva (PSDB-SP) havia lido seu parecer favorável à indicação. Uma das versões que circularam na semana passada foi a de que se tratava de uma estocada do PFL na pré-candidatura à Presidência do ministro José Serra (Saúde), a quem Matarazzo é ligado. Os pefelistas negam.
Cabral disse que queria analisar "juridicamente" o fato de o ministro possuir a nacionalidade italiana, além da brasileira.
Matarazzo vai substituir o embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima. O presidente Fernando Henrique Cardoso já nomeou o publicitário Luiz Macedo sucessor de Matarazzo na Secretaria de Comunicação. (RAQUEL ULHÔA)


Texto Anterior: FHC adia de novo escolha de ministro peemedebista
Próximo Texto: Lula modera discurso e lança a 3ª versão do "Fome Zero"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.