São Paulo, domingo, 17 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA DATAFOLHA

Se eleição fosse hoje, tucano venceria a petista por 52% a 40%; percentual da prefeita licenciada subiu entre os mais escolarizados

Serra continua 12 pontos na frente de Marta, a 15 dias do segundo turno

DA REPORTAGEM LOCAL

A duas semanas do final do segundo turno da eleição, a diferença entre José Serra (PSDB) e Marta Suplicy (PT) segue em 12 pontos percentuais, a mesma de uma semana atrás. Se a eleição fosse hoje, o tucano seria eleito prefeito de São Paulo por 52% a 40%.
Os dois oscilaram um ponto percentual para cima cada um, dentro da margem de erro da pesquisa, de dois pontos. Serra vence Marta em todas as faixas de renda e de escolaridade, mas a prefeita ganhou terreno em um ponto importante, os mais escolarizados.
Marta subiu cinco pontos percentuais no eleitor que tem nível superior, enquanto Serra caiu outros cinco. O tucano ainda vence por larga margem. O placar de sua vitória nessa faixa passou de 60% a 32% para 55% a 37%. O diretor do Datafolha, Mauro Paulino, diz que, se o crescimento de Marta nessa fatia se confirmar como uma tendência, pode ser um indicativo de que esse movimento pode se estender a outras faixas.
Mesmo com o apoio declarado de Paulo Maluf (PP) a Marta, concretizado nessa semana que passou, Serra mantém a dianteira entre os eleitores do ex-prefeito. Maluf recebeu 734.580 votos no primeiro turno. Dos malufistas, 69% votam no tucano no segundo, contra 16% que vão com a prefeita. Anteontem, sexta-feira, Maluf anunciou que apóia Marta, mesmo com as rivalidades históricas.
Para o diretor do Datafolha, só agora será possível verificar o efeito do apoio do ex-prefeito. "Enquanto não tinha sido formalizado, não teve efeito nenhum, mesmo com os jornais noticiando. Resta saber se, com o apoio explícito, vai haver algum movimento do eleitorado", diz Paulino.
Serra conseguiu ganhar terreno entre os 244.090 eleitores de Luiza Erundina (PSB). Há uma semana, estavam rachados ao meio, com 39% com o tucano e 38% a favor de Marta. Agora, 45% afirmam que votarão em Serra, enquanto 38% dizem preferir Marta.
A rejeição a Marta e a Serra oscilou dentro da margem de erro, nos dois casos para cima. Foi de 42% para 44% o percentual de paulistanos que não votariam em Marta, e de 29% para 30% os que não votariam em Serra. Mesmo com o apoio de Maluf, a rejeição indica dificuldades para Marta nesse público -69% dos malufistas dizem que não votam nela.

Metodologia
A pesquisa do Datafolha é um levantamento por amostragem estratificada por sexo e idade, com sorteio aleatório dos entrevistados. O conjunto de eleitores acima de 16 anos da cidade de São Paulo é o universo da pesquisa.
Neste levantamento, realizado em 15 de outubro, foram realizadas em São Paulo 1.756 entrevistas, com margem de erro máxima de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. Esta pesquisa está registrada no Tribunal Regional de São Paulo sob o número 006100104-SPPE.


Texto Anterior: Para 51%, tucano foi melhor no debate
Próximo Texto: Mesmo com feriado, 96% dizem que vão ficar na cidade para votar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.