São Paulo, terça-feira, 17 de outubro de 2006

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Toda Mídia

Nelson de Sá

Anônimos e supostos

Após alguns dias de descanso, o "Jornal Nacional" voltou ontem ao caso do dossiê com a revista "Veja" -e um encontro que Freud Godoy "teria tido" com Gedimar Passos, segundo "um relato anônimo de três supostos delegados da Polícia Federal".
Destacou que, por conta, os presidentes de PSDB, PFL e PPS querem a Justiça Eleitoral no caso, que Márcio Thomaz Bastos "estaria tentando abafar". O telejornal deu o outro lado da PF e do ministro.
Depois, no "dia dos candidatos", cenas do "avião da FAB" que levou Lula a Campina Grande -o Aerolula.

ANTES NO RÁDIO
Aberto como nunca aos jornalistas, Lula estava ontem à noite no "Roda Viva". Mas o programa foi gravado e, por quase todo lado, à tarde, lá estavam notícias e a repercussão. CBN e Jovem Pan diziam que havia chamado Alckmin de "ensandecido" e a compra do dossiê de "burrice". A Pan até reproduziu passagens, horas antes do programa.

CICLO DE NOTÍCIA
Por outro lado, sites como Folha Online e Reuters Brasil traziam enunciados na linha "Berzoini caiu por não explicar "burrice" do dossiê, diz Lula". E blogs como o de Josias de Souza se concentravam no "ensandecido". Quando finalmente começou o "Roda Viva", o noticiário on-line já destacava que o PDT havia se decidido pela neutralidade.

FOGO NA WEB


Lula agradece orkuteiros

O blog de Fernando Rodrigues no UOL acompanha a campanha que "pega fogo na web". Lula até postou mensagem de agradecimento no YouTube aos "companheiros que navegam no Orkut", pelas páginas.
Mas é só a parte curiosa do "fogo". O blog registra -e esta coluna confirma- que "nunca recebeu tantos e-mails das correntes lulista e alckmista". A violência é crescente, com as duas famílias como alvo dos spams. Alguns trazem vírus. A novidade do dia, ontem, era sexo.

AVALANCHE DE LAMA
nytimes.com/Reprodução
De um lado, "vergonha" por aprovar aumento para si mesmo; do outro, "hipócrita" por atrasar a entrega do IR

Não é só no Brasil que a campanha carrega nas tintas. Os blogs de política do "New York Times", sob o título "Avalanche de lama", e do britânico "Guardian" falavam ontem dos comerciais "negativos" nos EUA.
No caso da Carolina do Norte, os ataques são tão virulentos que o jornal local "Hendersonville Times-News" publicou o editorial "Por favor, livre-nos da lama". Um dos marqueteiros argumenta que "não se combate propaganda negativa com positiva, é impossível".

TV GOOGLE, NÃO
O "Wall Street Journal" noticia que as "titãs de mídia" News Corp. (Fox), General Electric (NBC) e Viacom (MTV) contrataram os mesmos advogados para eventualmente processar o YouTube, agora da Google, por reproduzir programação sem autorização. Os advogados calculam a multa em US$ 150 mil por vídeo postado.

CBS ON-LINE
O YouTube vem buscando acordos com as "titãs" -o que também parece ser o desejo, na verdade, de vários deles.
Já fechou com a CBS. E esta, segundo o site do "WSJ", ontem, chegou a um acordo com o Yahoo, concorrente da Google. Entre outros, já estão on-line séries como "CSI" e telejornais como "Evening News", o modelo do "JN".

"POR QUÊ?"


O venezuelano Hugo Chávez perdeu 9 de 10 votações, ontem na eleição do Conselho de Segurança da ONU, e a decisão ficou para hoje. Ainda assim, ele é tema (e alvo) por todo lado nos EUA -que defendem a Guatemala na vaga. No "Washington Post" e nos editoriais do "WSJ", sobra incredulidade com o apoio de Brasil e Argentina ao antiamericano incendiário, sob títulos como "Por que os democratas latino-americanos o apóiam?", no "WP".

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@ - Nelson de Sá


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