São Paulo, terça-feira, 17 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MUDANÇA

Após uma viagem pela Europa, FHC se mudará para outro apartamento em Higienópolis

Presidente prepara volta para S. Paulo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Caminhões de mudança já começaram a retirar do Palácio da Alvorada a mudança do presidente Fernando Henrique Cardoso, que está sendo levada para um depósito em São Paulo, até que seja concluída a reforma do apartamento que ele comprou na rua Rio de Janeiro, a dois quarteirões do seu apartamento na rua Maranhão (Higienópolis, região central de São Paulo).
Objetos de arte e livros (cerca de 3.000) estão sendo embalados há mais de uma semana, mas a mudança só vai ser concluída depois da posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 1º de janeiro de 2003.
Conforme um acordo com o presidente eleito, FHC só desocupará o Palácio da Alvorada, onde mora há oito anos, pouco antes das 15h do dia 1º. Nesse horário ele se dirige para o Palácio do Planalto para passar a faixa presidencial para Lula. Em seguida, o presidente seguirá diretamente para a Base Aérea.
Fernando Henrique Cardoso vai passar três meses na Europa, baseado em Paris. Ele ficará hospedado em um apartamento de Jovelino Mineiro, seu ex-sócio na fazenda Córrego da Ponte, em Buritis (MG). A parte de FHC hoje está em nome dos filhos do presidente.
Quando voltar da Europa, o presidente pretende fundar uma ONG (organização não-governamental), o Instituto Fernando Henrique Cardoso, para o qual promete doar toda a sua biblioteca pessoal, cujo acervo chega a quase 10 mil livros.
Para orientá-lo sobre que presentes poderia levar, o presidente pediu a orientação do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), além da assessoria da chefe de documentação do Palácio do Planalto, Danielle Aradaillon, que organiza a memória da era FHC.

Novo apartamento
O presidente Fernando Henrique Cardoso espera ver concluída no início de 2003 a reforma pela qual passa seu novo apartamento no Edifício Chopin, na rua Rio de Janeiro, bairro de Higienópolis, em São Paulo.
Ontem, acompanhado de um arquiteto, o presidente supervisionou as obras de reforma no apartamento, para o qual deve se mudar depois de retornar da viagem à Europa, acompanhado de sua mulher, Ruth Cardoso.
O novo apartamento de FHC fica no Edifício Chopin, distante cerca de 200 metros do atual endereço do presidente em São Paulo, localizado na rua Maranhão, também em Higienópolis.
Sobre a reforma, o presidente disse tratar-se de adaptações naturais que precisam ser feitas num apartamento antigo, já que o edifício não é muito novo, como é o caso da maioria dos prédios do bairro. FHC comentou: "Sempre morei em Higienópolis. É um bairro simpático, de classe média. Eu gosto".
O apartamento tem uma área de cerca de 400 metros quadrados e fica de frente para a rua Pernambuco. No mesmo prédio, um apartamento com 200 metros quadrados -metade da área do imóvel de FHC- está sendo vendido por R$ 530 mil.
(WILSON SILVEIRA e JOSÉ ALBERTO BOMBIG)


Texto Anterior: Governo adia votação do foro privilegiado
Próximo Texto: Contas de campanha: Comitê de Lula ajudou PT nos Estados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.