São Paulo, quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mendes diz que PF atuou para conter prisão de jornalista

Presidente do STF diz que ouviu informação de Tarso

DA REDAÇÃO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do STF, Gilmar Mendes, disse que ouviu do ministro Tarso Genro (Justiça) que delegados da Polícia Federal pediram ao juiz da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, Fausto De Sanctis, que negasse o pedido de prisão preventiva da jornalista da Folha Andréa Michael, solicitado à Justiça pelo delegado da PF Protógenes Queiroz em julho. A declaração foi dada no programa "Roda Viva", da TV Cultura.
"O ministro Tarso Genro disse que a Andréa Michael só não foi presa porque a PF, conhecedora do pedido, mandou delegados especiais para conversar com o juiz para que não houvesse pedido de prisão", comentou. "Não sei se é verdade ou não, mas isto me foi dito pelo ministro", completou.
Procurados pela reportagem, Tarso e De Sanctis não quiseram comentar as declarações.
O presidente do STF disse que "pedido de prisão preventiva de jornalista, não tinha visto sem constrangimento nem no regime soviético".
Em 26 de abril, a Folha publicou reportagem de autoria de Michael intitulada "Dantas é alvo de outra investigação da PF". O texto descrevia detalhes da apuração e antecipava a Operação Satiagraha, que seria deflagrada no dia 8 de julho.
Segundo o inquérito de Protógenes, que comandava a investigação, Michael seria uma "integrante da organização criminosa" de Daniel Dantas, "travestida de correspondente do jornal Folha de S.Paulo na cidade de Brasília".
Protógenes pediu mandados de prisão preventiva da jornalista e de busca e apreensão em sua casa. O juiz De Sanctis, porém, rejeitou os pedidos.
No dia 8 de julho, em nota, a Folha repeliu "insinuações de que o comportamento da repórter Andréa Michael não tenha sido correto."
Segundo o jornal, "cabe às autoridades competentes manter dados desse tipo em sigilo. Tentativas de envolver a profissional da Folha no inquérito só podem ser entendidas como esforço inútil de intimidar a equipe de reportagem do jornal e retaliar quem cumpriu com sua obrigação jornalística".


Texto Anterior: Elio Gaspari: Um bom motivo para mudar a sede do Copom
Próximo Texto: Satiagraha: Delegado quer indenização da Polícia Federal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.