São Paulo, quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chavistas criam no Brasil partido "bolivariano"

DA SUCURSAL DO RIO

Se há uma onda chavista na América Latina, a marola alcançou a costa carioca. Em dezembro, foi fundado no Rio o Partido da Revolução Bolivariana Nacional, com 109 assinaturas de 11 Estados.
Seus integrantes dizem se inspirar em Simón Bolívar (1783-1830), herói da independência de colônias espanholas na América, e no presidente da Venezuela Hugo Chávez, que diz promover uma revolução "bolivariana" e socialista.
Os militantes do PRBN vão propor a Chávez, que está no Rio para a cúpula do Mercosul, uma "Internacional Bolivariana", que una organizações de ideários semelhantes.
Nacionalista e defensor da economia de mercado com presença forte do Estado, o PRBN "surge no momento de rever a maneira de fazer política", diz seu presidente, Paulo Memória, pequeno empresário que já foi do PMDB e do PT do B.
O PRBN apóia o governo federal. Seu modelo, porém, não é Lula, mas Chávez. "O PT já é um condomínio bastante amplo", diz Memória.
(MÁRIO MAGALHÃES)


Texto Anterior: Inclusão da Bolívia opõe Brasil e Argentina
Próximo Texto: Mercosul fechará acordo "ambicioso" com países árabes, afirma embaixador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.