São Paulo, segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Ultra-violência

O "Variety" não se deu por vencido e noticiou o Leão de Ouro chamando "Tropa de Elite" de "sangrento e controverso" na primeira frase. Em destaque nos sites de busca de notícias, o despacho da Reuters apontou o filme como "ultra-violento" na primeira palavra -e chamou o prêmio, não o filme, de "controverso".
No Brasil, foi a primeira manchete do "Jornal Nacional" de anteontem, que noticiou como "festa de todo o cinema brasileiro". Segundo a locução, "polêmico ou não, caiu no gosto popular" e agora "começou a carreira internacional com o pé direito". A carreira nacional, pelo que se noticia, segue agora com série na mesma Globo, que venceu a disputa com a Record.

"CITY OF GUNS"

guardian.co.uk


O "Guardian", na reportagem "Cidade de Armas", com galeria de fotos, podcast e vídeo (foto), seguiu o trabalho de Severino Silva, fotógrafo de "O Dia" na "guerrilha urbana" dos morros do Rio

NACIONAIS E ESTRANGEIRAS

O site do jornal "O Estado de S. Paulo" noticiava ontem que a Polícia Federal deve ouvir ex-técnicos da Petrobras sobre o furto de informações vinculadas à descoberta do campo de gás de Júpiter. Cerca de 40 deles, do setor de exploração, deixaram a empresas por outras petroleiras, "nacionais e estrangeiras", nos últimos quatro meses, após o anúncio do campo de petróleo de Tupi. Em viagem à Antártida, Lula suspeita de espionagem e até sabotagem.

A CORRIDA AO MAR
Segundo a BBC Brasil, por trás da viagem de Lula à Antártida está "a corrida ao fundo do mar", por petróleo etc., entre "países que tentam garantir a soberania na plataforma ou o direito de explorar na zona internacional". Vale para a costa brasileira e avança no alto mar, pelos oceanos onde já começa o "loteamento".

EVO E O PESADELO
Das viagens de Lula, o "Financial Times" destaca o encontro em Buenos Aires com Evo Morales e Cristina Kirchner para negociar o gás, em meio à especulação sobre "o pesadelo do racionamento".

PRIVATIZAR?
Tanto quanto o furto, o noticiário de Petrobras no exterior envolve a Pemex e eventuais acordos de exploração e transferência de tecnologia. Ao fundo, a notícia do "Houston Chronicle" ontem -e do "Wall Street Journal" sexta- de que o presidente Felipe Calderón "pensa o impensável": a privatização da estatal.

NACIONALIZAR!
Já a Grã-Bretanha decidiu fazer "a primeira nacionalização desde os anos 70". Foi a manchete do site do "FT", ontem, o banco "Northern Rock será nacionalizado". Martin Wolf, o colunista, escreveu para o site sob o título "Nacionalizar foi a decisão certa".

"NUTS ABOUT BRAZIL"
O "Sunday Times", de Londres, deu longa análise sobre investimento na coluna de Merryn Webb. Sob o título "Estou louco pelo Brasil", lista a "terra fértil", o presidente "pragmático e popular", o petróleo do "gigantesco" Tupi, água etc., para concluir sugerindo a aposta do investidor.

NOVA CLASSE MÉDIA
Já Moises Naim, editor-chefe da "Foreign Policy", escreveu no "Los Angeles Times" o artigo "O mundo pode agüentar uma classe média?". É sobre o consumo crescente em países como China, Índia, Brasil etc. A classe média alcançaria 52% do total global em 2020, contra 32% hoje.

PAZ

nytimes.com


Sob o título "Rio de perigo, rio de paz", o "NYT" deu longa reportagem feita na fronteira entre Brasil e Venezuela. É o rio Água Boa e, apesar de título e mapa, não aborda direito indígena, mas um pescador que se estabeleceu por lá


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Entrevista da 2ª - José Sarney: Governo Lula falha ao não se esforçar para fazer reforma política
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.