São Paulo, quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Sem fim

Obama assinou seu pacote e proclamou "o princípio do fim da crise", mas as manchetes de "New York Times", "Wall Street Journal", "Washington Post" e "Financial Times" foram para a denúncia de "fraude" financeira de US$ 8 bilhões, do grupo Stanford. Na home do "FT", logo abaixo, "Clientes Safra caem vítimas de Madoff". O jornal diz que "o Banco Safra de São Paulo por vários anos comercializou um fundo chamado Zeus Partners, um dos muitos ‘alimentadores’ que canalizavam dinheiro para a corretora de Bernard Madoff". E linka na própria home para "documento obtido pelo ‘Financial Times’ de investidores no Brasil" que junta as instituições (abaixo).



SEM CULPA
msnbc.com
Bill Clinton saiu dando entrevistas para TVs e a NBC questionou sua culpa na crise. Dele: "Alguém acredita que, se eu fosse presidente, com a minha equipe econômica, isso estaria acontecendo, hoje? Não".

O PRINCÍPIO DO FIM
O pacote de Obama fez manchete por aqui, mas em colunas de "Washington Post" a "Miami Herald" não faltavam alertas sobre retaliações à cláusula "Buy American". Avisam de "rumores sobre tarifas pendentes no Brasil", afinal, "não faltam protecionistas no Brasil, na Argentina, que vão dizer, ‘olha, os americanos estão fazendo’". Ao longo do dia nas buscas de Brasil por Google News e Yahoo News, um dos destaques era uma ameaça do chanceler Celso Amorim, de questionar a cláusula na OMC.

"MUST GO ON"
Silvia Isquierdo/AP
Entre a queda na Bovespa e a alta nas vendas de veículos, destaques por aqui, a Associated Press preferiu "Carnaval em crise? A festa continua". Ou ainda, "a libertinagem tem que continuar".

COMO E POR QUÊ
As Bolsas "desabam" aqui e pelo mundo, uma vez mais, mas sites financeiros no exterior seguem postando "como e por que investir no Brasil". A atenção maior é para o pré-sal, em posts como "3 maneiras de lucrar com o campo de Tupi no Brasil", do Seeking Alpha. A própria Petrobras, como repercutiu o site do "WSJ", adiou inversões em descobertas no exterior para priorizar Tupi etc.

REVOLUÇÕES DE PAPEL
washingtonpost.com
No alto da primeira página, o "WP" abordou as "Revoluções comandadas por documentos na América Latina", sobre as "novas constituições" de Venezuela, Bolívia e Equador, escritas com apoio de "scholars" espanhóis e em "processos pacíficos". Visam a "refundar aquelas nações para corrigir injustiças históricas".

"TOP"
niemanlab.org
O Nieman Lab divulgou sua tradicional lista dos sites americanos de jornais, feita com dados do Nielsen, e deu boa notícia à imprensa, "NYT" em especial. O número total de visitantes saltou 12,1% _e o site do jornal nova-iorquino cresceu 33%, fechando com "vitória espantosa": sua vantagem sobre o site do "USA Today", que era de 52%, passou a 80%.

"REALITY TV"
Rex Features/guardian.co.uk
Via Blue Bus: o "Guardian" noticiou que Jade Goody, celebridade inglesa que surgiu no "Big Brother" local, descobriu que está com câncer terminal, vendeu entrevista ao tablóide "News of the World" e negocia com TVs as suas últimas semanas de vida.



Leia as colunas anteriores

@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: No Senado, siglas querem deixar PT sem Infraestrutura
Próximo Texto: Gilberto Dupas morre de câncer aos 66 anos em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.