São Paulo, terça-feira, 18 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Colômbia quer extradição de membro das Farc preso no AM

Acusado pode ser extraditado depois de cumprir pena no Brasil, afirma PF

José Samuel Sánchez, o "Tatareto", era o elo entre as Farc e traficantes brasileiros, de acordo com o serviço de imigração colombiano


KÁTIA BRASIL
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

O governo da Colômbia vai pedir a extradição de José Samuel Sánchez, que foi preso há 12 dias pela Polícia Federal do Amazonas sob suspeita de tráfico internacional de drogas e formação de quadrilha e é apontado como membro da comissão de finanças e logística das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).
Documento enviado ao Brasil pelo DAS (serviço de inteligência e imigração colombiano) da cidade de Letícia confirma que ele integra as Farc. Em depoimento à PF, porém, ele negou participação no grupo.
De acordo com o DAS, Sánchez tem duas ordens de captura expedidas pela Justiça de Letícia pelas acusações de morte de civis e tráfico de drogas.
No país vizinho, o colombiano é conhecido como Martín Ávila Contreras, o "Tatareto" (gago) -elo entre as Farc e traficantes brasileiros e responsável por enviar cargas de alimentos e remédios do Brasil para os acampamentos da guerrilha.
O juiz estadual Mauro Antony, titular da vara especializada em tráfico de entorpecentes, que pode autorizar a extradição de "Tatareto", disse que vai aguardar relatório da prisão do acusado para se manifestar. Antony decretou a prisão do colombiano e de outras sete pessoas detidas com ele.
Entre os acusados, são integrantes das Farc, segundo a PF, os colombianos Nestor Raul Sánchez e Carlos Rodrigues Orosco, que trabalhavam com "Tatareto". Eles estão presos em Manaus.
Uma comissão de agentes do DAS viaja nesta semana a Manaus para ouvir "Tatareto".
O superintendente da PF do AM, delegado Sérgio Fontes, diz que "Tatareto" pode ser extraditado após cumprir as penas dos crimes praticados no Brasil. "Não o vemos como um chefão. "Tatareto" é um narcoguerrilheiro a serviço das Farc. Amanhã ele é facilmente substituído, como também pode ter pessoas iguais a ele em outras cidades do Brasil", disse.
O DAS diz no documento que Sánchez é integrante da Frente 1 -que é responsável, segundo investigações, pela produção de uma tonelada de cocaína por mês. Segundo a PF, a Frente 1 pertence ao chamado Bloco Oriental das Farc. É liderada por Jorge Briceño Suárez, o "Mono Jojoy", integrante do grupo que sequestrou a ex-candidata presidencial colombiana Ingrid Betancourt.
"Tatareto", segundo a PF, montou no AM dois acampamentos para contatos com a guerrilha. Uma empresa de pesca era usada como fachada para enviar os carregamentos de droga a Manaus. O esquema ficou ativo por ao menos cinco anos.


Texto Anterior: Análise: Petista se preparou, mas também escorregou
Próximo Texto: Roraima: Exército prende 11 em garimpo em terra indígena
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.