São Paulo, sábado, 18 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputado arranca lágrimas da cúpula do PTB

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BRASÍLIA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Sentado ao lado da filha, com a bandeira do partido em punho, o deputado Roberto Jefferson (RJ) voltou a demonstrar seu talento teatral na reunião do PTB. Chorou três vezes, foi chamado de "herói" na tribuna, e arrancou lágrimas da cúpula ao transferir o comando do partido a Flávio Martinez.
Diante de uma platéia de petebistas dispostos a ovacioná-lo, Jefferson comandou o evento em clima de programa de auditório. Por mais de quatro horas, congressistas e lideranças regionais se alternaram para discursar em defesa dele.
O clímax ocorreu quando ele levou a bandeira que empunhava para um Martinez que parecia se desfazer em lágrimas. "Tudo foi combinado, menos isso", disse Nelson Marquezelli (SP).
Jefferson recebeu a benção de políticos evangélicos e teve seu nome ligado a Getulio Vargas (1883-1954), João Goulart (1918-1976) e a Leonel Brizola (1922-2004).
As manifestações em favor do petebista também tiveram camisetas com a mensagem "Eu acredito em Roberto Jefferson", confeccionadas pela Juventude do PTB.
No hotel de Brasília onde ocorreu o evento foi colocada ainda uma faixa -retirada em seguida- com os dizeres "PC Faria e Delúbio faz", em alusão ao tesoureiro da campanha de Fernando Collor (1990-1992), Paulo César Farias, e ao tesoureiro do PT, Delúbio Soares.
Entre os pronunciamentos, Jefferson saudava coloquialmente antigos amigos. Da filha Cristiane Brasil, vereadora no Rio, ouviu que ele era "alguém que tem coragem de atravessar o deserto à frente da tropa".
O primeiro a discursar foi o líder do PTB na Câmara, José Múcio (PE), que sugeriu a retirada da pauta do item sobre a reeleição de Jefferson. "Não gosto quando diz que enfrentará essa briga sozinho." "O senhor cometeu um equívoco ao dizer que estava sozinho. Não está e não vai ficar", disse o presidente do PTB-SP, deputado Campos Machado.


Texto Anterior: Outro lado: Dirceu anuncia queixa-crime contra Jefferson
Próximo Texto: Sorriso revisto: Petebista nega que comemorou queda de Dirceu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.