São Paulo, quarta-feira, 18 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Yeda nomeia tucanos para assumir secretarias e menciona Maquiavel

Governadora preencheu vagas da Casa Civil e da Secretaria Geral de Governo

GRACILIANO ROCHA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

A governadora Yeda Crusius (PSDB-RS) anunciou a nomeação dos tucanos José Alberto Wenzel, 56, para chefiar a Casa Civil, e Mercedes Rodrigues, 65, para a Secretaria Geral de Governo. No anúncio, feito ontem, a governadora citou Maquiavel e disse que sua gestão está construindo uma "nova ordem" na política gaúcha.
Wenzel apresenta hoje a renúncia ao cargo de prefeito de Santa Cruz do Sul, cidade de 115 mil habitantes, e assume a interlocução política do Palácio Piratini no momento mais agudo da crise política que já derrubou quatro secretários.
"O reformador tem como inimigos todos os que ganham com a ordem antiga e conta apenas com defensores tímidos aqueles que ganham com a nova ordem", leu a governadora. O trecho pertence ao livro "O Príncipe", clássico da ciência política do filósofo italiano Nicolau Maquiavel (1469-1527).
A governadora, que já admitiu a falta de solidez de sua base, enfrenta uma CPI na Assembléia sobre o desvio de R$ 44 milhões no Detran.
As turbulências cresceram no dia 6, quando o vice Paulo Feijó (DEM), adversário da governadora, divulgou gravação em que o ex-chefe da Casa Civil Cézar Busatto admitiu o uso de estatais gaúchas para financiar campanhas eleitorais.
Wenzel foi secretário de Meio Ambiente do peemedebista Germano Rigotto (2003-2006). A nova secretária de Governo, Mercedes Rodrigues, deixará a Procuradoria Geral de Porto Alegre. Ela já disputou a prefeitura da capital pelo PSDB em 1992 e substitui Delson Martini, que caiu após ser citado por acusados de participar da fraude no Detran.


Texto Anterior: TSE: Candidato a vice terá foto e nome na tela da urna eletrônica
Próximo Texto: Novo secretário ganhava o dobro da governadora
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.