São Paulo, quarta-feira, 18 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MATO GROSSO DO SUL

Índios entram em confronto com policiais

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

Cerca de 60 índios terenas e um grupamento da PM entraram em confronto ontem durante o cumprimento de um mandado de reintegração de posse no sítio Boa Sorte, em Miranda (212 km de Campo Grande). Quatro líderes indígenas foram presos, acusados de desacato e desobediência.
O sítio foi invadido pela etnia na última quinta. No dia seguinte, a juíza Wânia Arantes determinou a desocupação da área. Em nota, a PM disse que policiais e oficiais de Justiça foram recebidos por índios armados com arcos e flechas, pedras e facões. Houve resistência, e os policiais usaram granadas químicas e balas de borracha.
Os índios negam ter começado o confronto e acusam a polícia de truculência. "Não atacamos nem reagimos ao ataque. A polícia é que chegou atropelando todo mundo", disse um dos líderes da etnia. "Estamos com mais de 40 feridos aqui na aldeia."
O sítio Boa Sorte faz parte de uma área que é reivindicada pelos índios. A possibilidade de outro confronto não estava descartada. Na tarde de ontem, os terenas retomaram suas posições no sítio.


Texto Anterior: Responsável pela TV Brasil pede demissão e revela divergências
Próximo Texto: Lá fora: Índios vão à Espanha para fazer campanha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.