São Paulo, Sexta-feira, 18 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aliados defendem demissão de diretor

da Sucursal de Brasília

Aliados do presidente Fernando Henrique Cardoso na Câmara defendem a demissão do diretor-geral da Polícia Federal, João Batista Campelo. A Executiva Nacional do PSDB, partido do presidente, concluiu ontem que, independentemente de se comprovar seu envolvimento com atos de tortura, Campelo ficou "sem condições políticas" de permanecer no cargo.
"Ele ficou desprovido, em função de fatos políticos, de condições de gerenciar a PF", disse o presidente nacional do PSDB, senador Teotônio Vilela Filho (AL), logo após a reunião da Executiva.
O líder do PSDB no Senado, Sérgio Machado (CE), afirmou que "o governo deve tomar uma decisão rápida, ao longo deste fim-de-semana. Já há elementos para a decisão". Vilela acrescentou que FHC deve tomar uma decisão rápida se for provado o envolvimento de Campelo em tortura.
O líder do PFL na Câmara, Inocêncio Oliveira (PE), também acha que a saída de Campelo é inevitável: "Para a manutenção da política de direitos humanos, não há como ele ficar no cargo".
Ontem, o governo não mobilizou sua base para defender o diretor-geral da PF no depoimento na Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Ao contrário, líderes desautorizaram a tropa de choque de defesa montada pelo deputado Elton Rohnelt (PFL-RR), vice-líder do governo na Câmara. "O deputado Rohnelt não está na comissão (defendendo Campelo) em nome do PFL", afirmou Inocêncio.
"Uma coisa é certa. O governo não transige na sua política de direitos humanos", afirmou o líder do governo no Congresso, Arthur Virgílio (PSDB-AM). Virgílio disse que FHC só espera o resultado da investigação da Casa Militar, pedida pelo próprio presidente.
O secretário-geral do PSDB, deputado Márcio Fortes (RJ), disse que o PSDB precisa ter uma posição "contundente". "Seria cômico se não fosse trágico. É uma sucessão de babaquices. Desde a exigência do PMDB (de escolher o nome para o cargo) até a nomeação do diretor-geral sem muita pesquisa."


Texto Anterior: FHC dá prazo para decisão sobre Campelo
Próximo Texto: Diretor coloca cargo na mão do Planalto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.